A França exigiu que os Estados Unidos dessem explicações sobre os fatos de monitoramento de milhões de chamadas telefônicas de seus cidadãos, segundo noticiou mais cedo o jornal Le Monde.
Em particular, o jornal anuncia dispor de documentos passados por Edward Snowden. De acordo com esses, no início do ano, a NSA dos EUA escutava mensalmente mais de 70 milhões de telefonemas.
O ministro do Interior francês, Manuel Valls, classificou os procedimentos da NSA como “chocantes”. Nesta conexão, o embaixador dos EUA em Paris, Charles Rivkin, foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores francês.
FONTE: VR
Será que os EUA darão explicações plausíveis para a França, seguidas de pedidos de desculpas? Ou , darão uma banana como deram para o Brasil?
Pode esperar sentado. E, se derem, não será algo público.
Os americanos vão passar e pagar ainda maus bocados com estas denúncias sobre espionagem, e novas descobertas irão surgir.
Conforme as ocorrências forem atingindo e sendo descobertas por países mais capazes, seja tecnologicamente, ou militarmente falando, as consequências a advirem podem ser mais desastrosas ou danosas. A França é um país de muita força, um global player de primeira. Vou ficar assistindo de camarote as sanções que estes aplicarão aos americanos, e torcendo para que tomem medidas mais duras que o Brasil, que até agora não passou de umas carinhas emburradas, uma visita oficial de estado adiada, e também ameaça de desistência de compra dos aviões da Boeing para o programa F-X2.
Será que com o Brasil os americanos perderam realmente alguma coisa?
Que atitudes a França tomará?