As Filipinas planejam adquirir três submarinos e entre outros meios militares, disse o Chefe do Comando Norte Luzon major general Gregorio Pio Catapang em um artigo citado pela agência estatal de notícias das Filipinas.
PNA citando Catapang observa que os submarinos, de acordo com as suas capacidades furtivas inerentes, podem ser utilizados para monitorar e proteger os extensos domínios marítimos do país. Estão sendo avaliados diversos projetos de submarinos convencionais diesel-elétricos.
Também supostamente sendo avaliada é a aquisição de seis fragatas para a guerra anti-aérea, 12 corvetas de guerra anti-submarina , 18 navios de patrulha offshore, e três navios de guerra anti-minas.
O PNA , disse que o relato de Catapang não especificou quando e quanto vai custar as Filipinas para concluir estas aquisições.
Um estudo anterior da Marinha das Filipinas (PN), revelou que seriam necessários em torno de US$ 10 bilhões para atualizar totalmente a frota.
Uma vez que esse dinheiro estiver disponível, a Marinha vai adquirir os itens acima mencionados, juntamente com quatro navios de transporte, 18 embarcações de desembarque, três navios de logística, 12 barcos de patrulha costeira de interdição, 30 canhoneiras de patrulha e 42 navios de multi-propósito de assalto de projeto local que podem ser equipado com torpedos e mísseis .
Também estão previstos oito aviões de patrulha marítima anfíbios, 18 helicópteros navais e oito helicópteros multi-propósito .
“Olhando para o inventário de equipamento essencial da missão da PN, é muito fácil notar que a maioria de nossos navios ativos foram adquiridas não necessariamente porque eles se encaixam em nossa estratégia ou exigência operacional, mas porque eles estão disponíveis como concessão dos EUA ou dos nossos aliados”. cita o relatório da Marinha Filipina.
FONTE: InterAksyon
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval