O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, convocou hoje (7) o embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de que comunicações eletrônicas e telefônicas do Ministério das Relações Exteriores foram espionadas pelo órgão de inteligência canadense. Em nota divulgada pelo Itamaraty, o ministro manifesta a “indignação” do governo brasileiro e classifica a ação de inaceitável e grave.
“O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, convocou hoje, 7 de outubro de 2013, o embaixador do Canadá em Brasília [Jamal Khokhar] para transmitir a indignação do governo brasileiro e requerer explicações sobre a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas do Ministério de Minas e Energia e de alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores estariam sendo objeto de espionagem por órgão de inteligência canadense”,diz o texto.
De acordo com a nota, Figueiredo classifica a ação de inaceitável e grave. “O chanceler brasileiro manifestou ao Embaixador canadense o repúdio do governo a essa grave e inaceitável violação da soberania nacional e dos direitos de pessoas e de empresas.”
Na rede social Twitter, a presidenta Dilma Rousseff disse que as novas suspeitas confirmam “razões econômicas e estratégicas” dessas práticas. Conforme reportagem veiculada pelo programa de televisão Fantástico, da Rede Globo, a Agência Canadense de Segurança em Comunicação (Csec, na sigla em inglês) teria espionado telefonemas e e-mails do Ministério de Minas e Energia.
Leia abaixo a íntegra da nota oficial divulgada pelo Itamaraty:
“O Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, convocou hoje, 7 de outubro de 2013, o Embaixador do Canadá em Brasília para transmitir a indignação do Governo brasileiro e requerer explicações sobre a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas do Ministério de Minas e Energia e de alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores estariam sendo objeto de espionagem por órgão de inteligência canadense.
Durante o encontro, o Chanceler brasileiro manifestou ao Embaixador canadense o repúdio do Governo a essa grave e inaceitável violação da soberania nacional e dos direitos de pessoas e de empresas”.
FONTES: Ag. Brasil e G1
A grande boçalidade de tudo isto é que nós provavelmente espionamos vários países também.
Os Estados Unidos ameaçam atacar a Siria e agora elogiam o ditador. O que esperar de um país com tamanha hipocrisia e de seus cúmplices? O Brasil sempre foi violado desde sua fundação por um tal de Dom Pedro que traficava e discriminava seres humanos. As multinacionais instaladas no Brasil são uma forma de violação do Brasil por explorar a mão de obra barata e levar todo investimento para suas sedes.
Claro que nosso governo contribui com o problema: os presidentes do congresso e da camara viajam de avião a nossas custas sem fazerem viagens oficiais, o governo executivo só reclama e o povo só está preocupado com copa e olympiada (e ai do governo se investir em defesa!).
Quer dizer: o tiroteio vem de todos os lados.
E blá blá blá… tem uma parte engraçada e uma triste nessa história toda.
A engraçada é que todo mundo olha por cima da cerca do vizinho, fofocam sobre outro vizinho mais distante, até aquela família que tem complexo de inferioridade que se acha amiga de todo mundo da vizinhança pobre e cocaleira, mas dentro de casa ninguém é amigo de ninguém! Isso porque os pais não estão nem aí para a segurança dos filhos, o pai é um velho barbudo que prefere colocar dinheiro na bolsa da família toda do que colocar uma enxada e a mãe adora usar vermelho e aí de quem mencionar algo do seu passado.
A parte triste é que eu faço parte dessa família e apesar de amar minha casa as pessoas da minha família não estão nem aí pra ela!
Abraço a todos aí da minha família!
No andar da carruagem vamos ter de convocar os países todos parece que todos nos espionava só o bobam aqui não sabia . Se sabia ou desconfiava guardou isso a sete chaves para usar essa distração no momento certo.
O Ministro Luiz Alberto, já deveria ter-se adiando e convocado também o embaixador da Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, pois assim, teria menos trabalho, pois talvez na semana que vem seja alguns desses países que ele irá ter que chamar para dar explicações !!!!