Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha
No dia 02 de outubro, foi comemorado os 15 anos do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), com uma cerimônia militar no hangar do Esquadrão, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
Presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, contou com a presença de ex-comandantes do VF-1 e demais autoridades civis e militares, bem como de convidados.
Em suas palavras, o Capitão-de-Fragata Fernando de Souza Vilela, comandante do VF-1, ressaltou quanto a importância da retomada das operações com asa-fixa na Marinha e sobre a atual modernização dos A-4KU Skyhawk, que está sendo conduzida pela Embraer, e que proporcionará um avanço tecnológico muito grande ao Esquadrão, dotando as aeronaves com modernos sistemas e sensores.
O ponto alto da cerimônia se deu quando da apresentação da aeronave AF-1 N-1004, que recebeu um esquema de pintura especial, comemorativa aos 15 anos do VF-1.
Com todos seus tripulantes formados no interior do hangar, foram abertas as portas e a aeronave foi tratorada para o interior do mesmo, sendo apresentando oficialmente com a pintura de um falcão na sua fuselagem e o símbolo do Esquadrão estilizado na Deriva.
O falcão, ave símbolo do VF-1, se caracteriza pelo fato de ter evoluído no sentido de uma especialização no voo em velocidade, facilitado pelas asas pontiagudas e finas, o que favorece a caça. Características estas que guardam semelhança com a sua aeronave, o A-4 Skyhawk.
A cerimônia contou com a presença de dois de seus ex-comandantes, o Contra-Almirante Victor Cardoso Gomes (ex-ComForAerNav) e pelo Capitão-de-Fragata Augusto José da Silva Fonseca Júnior.
O Falcão 04 foi pintado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, e retornou a Basea Aérea Naval de São Pedro da Aldeia para participar das comemorações pelo aniversário do esquadrão.
NOTA do EDITOR: Nós do DAN agradecemos ao CF Fernando Vilela pelo convite para participar e registrar este momento histórico para a Marinha do Brasil, para a Aviação Naval e para o VF-1. Agradecemos também ao apoio do Comando da Força Aeronaval, do CMG Bruno (Chefe do Estado-Maior), e da Ten. Karla Natal e D. Anne, da Comunicação Social da Força.
Perdi contato há alguns anos com o meu amigo Fernando Vilela, se algum colega tiver o contato dele eu agradecia que me enviasse para o email mecanicapalis@hotmail.com ou dar o recado para que ele próprio faça contato.. Obrigado. Antonio
,,,onde lê se a é na verdade …se há disponibilidade
Gostaria de saber quantos pilotos de caça a MB tem hoje, e se mesmo com todos os problemas que sabemos existir se eles estão conseguindo treinar e se a disponibilidade de aeronaves. Se alguém souber responde aqui por favor. Sou grande entusiasta da MB principalmente das unidades aéreas.
BZ Srs, ficou bem legal a matéria!!!
Vendo essas fotos eu gostei muito dessa pintura “low vis” do A-4!!
A MB está de parabéns pelos 15 anos do AF-1!!! E o Rodney pela idéia!!
BZ!!
[]s
É mas aproveitem, pois as aeronaves modernizadas não terão nenhuma dessas que estão aparecendo até agora. Aguardem!
Linda essa pintura, faltou só dar os créditos ao devido artista que projetou! Rodney Adorno.
Muito legal. Obrigado pela disponibilização!
William,
Ainda tem mais por vir, aguarde…
FA
Nossa, mas essa pintura ficou muito show de bola!
Estou aguardando o início dos testes, eu queria muito ver os A4 e os trackers operando no A-12.
Obrigado Wiltgen e abraço a todos!
Ricardo,
Em breve veremos o VF-1 e o VEC-1 embarcados e operando no NAe!
FA