Atracado no Porto de Santos, desde a última semana, Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Apa, da Marinha do Brasil, fica aberto ao público somente até as 17 horas deste domingo. Subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, a embarcação e sua tripulação passam pela Cidade para realizar exercícios operacionais e adestramento dos novos oficiais da Marinha do Brasil.
O Apa tem 1.800 toneladas e comprimento total de 90,5 metros (aproximadamente o tamanho de um campo de futebol), pesa 2.170 toneladas e atinge velocidade máxima de até 45 Km/hora (25 nós). Além disso, como é característica de um navio oceânico, a embarcação tem autonomia para ficar até 35 dias sem reabastecer e tem, ao todo, 51 militares na tripulação.
Segundo a Marinha do Brasil, o Apa recebeu esse nome em referência ao rio da região do Pantanal, que delimita a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Pertencente à frota brasileira, além de realizar operações de Patrulha Naval, ele também presta assistência humanitária, faz trabalhos de busca e salvamento, fiscalização, repressão às atividades ilícitas e prevenção à poluição hídrica.
A embarcação está atracada entre os armazéns 33 e 34, próximos ao Cais da Marinha. A entrada é franca.
FONTE : A Tribuna – SP
Por qual motivo nosso país não utiliza Destróier e Cruzadores?