O Sea Gripen gerou muito interesse na NAMEXPO 2013 recém concluída realizada em Kochi, na Índia.
Tony Ogilvy, Gerente Geral do programa Sea Gripen (SAAB), em sua apresentação sobre o Sea Gripen, falou sobre os planos da Saab para o desenvolvimento da aeronave.
Falando na quarta sessão técnica sobre “Desenvolvimento de Sistemas de Aviação Naval e Suporte Sustentável de Reparos”, no segundo dia do NAMEXPO2013, Ogilvy fez uma longa apresentação sobre a próxima versão naval do caça Gripen. Ogilvy destacou a importância de seu pequeno tamanho e sua versatilidade operacional em porta aviões convencionais com catapultas (CATOBAR) e porta aviões com Ski Jump (STOBAR).
Ogilvy enfatizou a necessidade da Saab ter parceiros ativos, para o desenvolvimento do Sea Gripen.
FONTE: Gripenblog
Prefiro Mig-29 K “bargain price” hoje do que encarar amanhã um pacote de protótipo na Marinha. No mar a coisa fica diferente. O custo de desenvolvimento ja paga os MIGs, só precisaríamos de 8+2, e deve ainda dar para encher os tanques dos A4… Acho que a Índia não vai topar o Sea Gripen, os Ingleses são a última esperança, se decidirem operar o segundo PA e não morrer pagando F-35. Pode colar. Se o Sea Gripen colar eu estarei muito feliz! Agora somente nossa Marinha não dá.
Alguma previsão de quando será feito o primeiro protótipo do sea gripen?
A Marinha pode comprar, resta saber se ela tem interesse… Prefiro novos Sea gripen a ter F-18 usados.