O último submarino do estado da arte da classe Astute foi revelado hoje, durante uma cerimônia em Barrow-in-Furness .
O submarino de ataque HMS Artful que desloca 7.400 toneladas , e 97 metros de comprimento foi oficialmente nomeado na frente de milhares de pessoas em um evento para marcar o fim do seu processo de construção.
A cerimônia foi realizada por Amanda Lady Zambellas, esposa do First Sea Lord da Royal Navy, o almirante Sir George Zambellas, dentro do gigante galpão de construção de submarinos da BAE Systems Devonshire.
John Hudson, diretor da BAE Systems Maritime – Submarinos, disse: ” O design e a construção de um submarino movido a energia nuclear é tão desafiador quanto complexo, por isso hoje o programa do HMS Arful representa um marco significativo.
“É preciso muita habilidade e inovação para oferecer submarinos tão sofisticados como o HMS Artful e isso não teria sido possível sem a valiosa contribuição de nossos funcionários e os esforços de colaboração de toda a empresa.
“Com esta cerimônia o HMS Artful está a um passo mais perto de se juntar irmãos HMS Astute e HMS Ambush da frota da Royal Navy, equipando a esquadra com uma classe de embarcações altamente capazes.”
Após a cerimônia, o HMS Artful permanecerá no DDH para completar uma série de atividades de comissionamento, antes de ser lançado no início de 2014 para mais testes e comissionamento.
Mr Hudson acrescentou: “Pela primeira vez nós tomamos a decisão de separar a cerimônia de batismo e lançamento. É crucial que nós completemos o máximo possível de trabalho dentro do DDH antes de colocar o HMS Artful na água, e isso nos permite fazer exatamente isso.
“Nós projetamos e construímos submarinos em Barrow há mais de 100 anos e durante esse tempo temos nos esforçado para melhorar continuamente. Este é um exemplo aonde levamos em conta as lições aprendidas a partir da construção de submarinos anteriores, cujo resultado será o submarino mais completo a ser lançado a partir de nosso estaleiro”.
A BAE Systems é a contratante principal para o programa de submarinos HMS Astute, que tem como objetivo projetar e construir sete submarinos de ataque de propulsão nuclear para a Marinha Real do Reino Unido. Ela também é a líder para o design de um substituto para os submarinos da classe Vanguard, empregando mais de 5.000 funcionários qualificados em toda o sua divisão Marítima de Submarinos.
As três principais contratantes do Ministério da Defesa no projeto de submarinos são a BAE Systems, Rolls Royce e Babcock, enquanto milhares de outras pequenas e médias empresas compõem a cadeia de abastecimento. Em 2012, sozinha, a BAE Systems Maritime – Submarinos gastou mais de R $ 375 milhões, com mais de 3.000 fornecedores.
FONTE: BAe Systems
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Amigos sejamos sinceros! nosso projeto do sub nuclear e igual a seca no NE, se acaba seca a fonte e nisso somos imbatíveis (ENROLAÇÃO). Esse projeto vem do fim do governo militar (anos 80) arrastando-se por vários governos, ou seja não adianta só culpar os idiotas do PT, por fim abraçado no governo lula, no melhor estilo chavista de propaganda.
Amigo Luiz Padilha! me desculpe mais a paciência do contribuinte que paga os maiores impostos do mundo e não vê resultados, não pode ser infinita .
alexandre quero lhe falar que pelo que eu sei o submarino vai ser encorporado em 2025 e vai terminar a sua construcao anos antes,e concordo com o padilha pelo fato que estamos muito evoluidos em sua construcão.
Carlos é verdade que o submarino nuclear brasileiro só vai sair depois de 2025 ? Me parece tempo demais para um projeto que eu achei já estar solucionado. Pode-se dizer que apesar de nos anos 70 os militares terem o projeto o pontapé inicial começou na década de 80 (desculpe se estou falando besteira) , sou leigo mas lembro que o maior problema era o reator, depois veio uma parceria com a França e parecia que ia sair, leio em uma matéria curta da Globo que só em 2025, procede ?
Fantástico, espaçoso, moderno, gostei muito espero que o Suba-atômico Brasilis faça frente a esse projeto. Mais de 20 anos dando murro em ponta de faca, os governos principalmente do PT “ajudando muito”…se sair vai ser vitória da Marinha e de todos aqueles que acreditaram no projeto , lutaram e estão lutando contra os países que não querem essa tecnologia no Brasil e contra o nosso próprio governo.
Só projeto não adianta Enzo, tem que ter dinheiro e vontade politica. Parece que as pessoas desconhecem as causas do Programa Nuclear da Marinha estar tão atrazado. Se fosse tão fácil assim ja teriamos os submarinos. E outra, não compare Reino Unido e Brasil em termos de navios: a diferença é astronômica! Até porque faz parte da cultura deles ja a nossa é futebol, cerveja, carnaval, praia. Se bem que em termos de mulher nossa cultura é insuperável a deles, se te serve de consolo rsrs.
Enquanto isso na terra “BRASILIS”. 40 anos de projeto e nada…
Enzo, tenha calma. As coisas estão caminhando e eu diria que numa velocidade “nunca antes imaginada”. Vai sair e vamos ficar bem na foto. Confie!