Por Ivan Plavetz
O Ministério da Defesa solicitou formalmente ao governo argentino a quantia de US$ 214,7 milhões para a compra de aviões de combate Dassault Mirage F1 retirados do serviço ativo pela Força Aérea da Espanha.
A urgente necessidade de substituição dos Mirage, Dagger e Finger da Força Aérea da Argentina (FAA), aeronaves superadas tecnologicamente e desgastadas pelas milhares de horas de voo, soma-se à possibilidade de fechamento da base aérea de Tandil (que abriga a VI Brigada Aérea). A oferta espanhola inclui o fornecimento de todos os elementos de apoio compostos de motores, ferramental e peças de reposição, entre outros itens, e membros do Ministério da Defesa Espanhol estão empenhados na elaboração dos contratos em conjunto com a FAA e o Ministério da Defesa da Argentina.
A despeito das ofertas de outros países, como por exemplo Israel, que oferece unidades modernizadas do IAI Kfir, no dia 14 de setembro último foi colocada em pauta no Congresso da Argentina, durante as discussões relativas à aprovação de verbas correspondente aos gastos do governo para o ano de 2014, a liberação de recursos financeiros destinados para a aquisição dos Mirage F1 espanhóis. Na ocasião, não foi informado à quantidade de aeronaves em negociação e quais equipamentos fazem parte do pacote, entretanto, sabe-se que o montante solicitado oficialmente já esta incluído no orçamento do Ministério da Defesa da Argentina para o próximo ano.
Após mais de 35 anos de serviço prestados ao Ejército del Aire (Força Aérea da Espanha), os Mirage F1 encerraram sua carreira naquele país em junho último. Após a desativação, o Ministério da Defesa da Espanha tratou de oferecer para potenciais compradores os oito aparelhos que estavam operacionais com a Ala 14, última unidade que voava o modelo. Durante muitos anos o Mirage F-1 ocupou a posição de espinha dorsal da aviação de caça espanhola, status ocupado atualmente pelos Eurofighter Typhoon. O Ejército del Aire recebeu quase cem Mirage F1 de varias versões. Além da Argentina, o governo espanhol ofereceu essas aeronaves para Equador e Egito. Além dos oito aparelhos já mencionados, estaria fazendo parte do pacote ofertado pelos espanhóis quatro exemplares reservados como fontes de peças e partes de reposição.
FONTE: Tecnologia & Defesa
Oi Guilherme. Desculpe a pergunta, mas…
Dizem que os M F1são superiores (autonomia, radar e aerodinâmica) aos nossos F5EM.. Procurei informações, mas não cheguei a uma conclusão. Vocês teriam uma opinião mais embasada?
Obrigado e um abraço.