Essa imagem impressionante mostra uma fração de segundo antes de uma bomba GBU-10 lançada por um B-1 acertar um pequeno barco no mar.
No dia 4 de setembro, o Esquadrão de Testes e Avaliação enviou um B-1B sobre o Golfo do México para provar o conceito de que os B-1 (ou “Bones”, como os bombardeiros de geometria variável são chamados) podem ser usados para atacar alvos de superfície no mar, em outras palavras, o objetivo da missão foi avaliar e melhorar as capacidades do B-1.
Segundo o site da Base Aérea de Dyess o B-1 lançou seis bombas, incluindo uma bomba de guiada a laser GBU-54 de 500lb, bem como JDAMs de 500lb e 200lb.
O tenente-coronel Alejandro Gomez, diretor de projetos especiais do 337 TES disse: “Esta avaliação solidifica o que nossos tripulantes já sabem: podemos atacar alvos de superfície. O conhecimento que adquirimos a partir desses testes dá aos comandantes de missão a garantia que podemos ser chamados para completar esse tipo missão. “
A missão, chamada de “desenvolvimento e avaliação de táticas marítimas” ou TD & E, teve como o objetivo provar que o B-1 conseguiria detectar, selecionar e atacar pequenos barcos usando armas atualmente operacionais e disponíveis, sendo lançadas em quaisquer condições meteorológicas.
A foto dramática neste post foi tirada durante a missão e mostra que o B-1 foi muito eficaz em cumprir seus objetivos: o termo “um canhão para matar um passarinho” vem à mente com a GBU-10 sendo mostrada uma fração de segundo antes de aniquilar um pequeno barco de casco rígido.
The “Bone” mostra assim que é capaz de tornar o dia de um grupo de piratas muito ruim!
FONTE: The Aviationist
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval