É a primeira Lancha rápida de desembarque (LLC), da série de 12 que a Navantia está construindo para a Marinha Real Australiana.
A Navantia colocou na água hoje, às 12:00, a primeira da série de doze Lanchas rápidas de desembarque que está construindo para a Marinha Real Australiana. O projeto destes navios é baseado no mesmo padrão dos que foram construídos pela Navantia para a Marinha espanhola, entregues entre 2006-2008.
O contrato assinado em dezembro de 2011, inclui a construção total pela Navantia na Baía de Cádiz, e significa uma força de trabalho de 350.000 horas.
As Lanchas de desembarque estão destinados a operar com o ALHD Canberra e ALHD Adelaide, navios de projeção estratégica semelhante ao LHD Juan Carlos I, também construído pela Navantia. O Comissionamento das quatro primeiras unidades está prevista para abril de 2014.
As principais características dos LLCs são:
– Comprimento total: 23,30 m.
– Largura: 6,40 m.
– Profundidade: 2,80 m.
– Propulsão: dois motores diesel de 809 kW, dois hidrojatos
– Velocidade: mais de 20 nós
– Autonomia: 190 milhas à plena carga
– Flexibilidade Capacidade de carregamento: MBT Abrams, vários veículos do Exército, 1 Cia de Fuzileiros ou caminhão container de 20 pés.
A Austrália é um país estratégico para a Navantia, em relação ao número de programas navais onde a Navantia se apresenta como uma opção sólida e segura. Recentemente a Navantia criou a Navantia Australia Pty, como uma prova do nosso compromisso no país.