Parece muito bom!!!
Podemos dizer que o A4 ainda é viavel…
Agora que temos uma certa capacidade de atualizar os A4 , não seria uma oportunidade a compra de uma certa quantidade de A4 no mercado internacional de usados para uma ampliação da aviação naval.
O porta avioes tem espaço para 40 unidades.
Marcelo,
A ideia da MB é acompanhar a decisão da FAB no seu programa F-X2. A modernização do A-4 se faz necessária neste momento, mas não quer dizer que irá transformá-lo no seu “F-5”!
Do jeito que está caminhando, quem sabe veremos o Sea Gripen operando no NAe?
FA
No video sobre o A1m a FAb já deu mostras da configuração armada: 2 adarter na ponta das asas; 2 mar1 e 2 bombas smk1 debaixo das asas. no cabide central 1 pode skyshield ou litening. Daria para prever, por exemplo, uma configuração antinavio dos Af1m?
Nelson, está previsto sim, mas a MB ainda não sabe qual será o míssil. Poderá ser até mesmo o MAN-1 nacional. Temos que aguardar essas definições. Ar-ar será a mesma que o A1-M e o F5M usam. O que não significa que a MB venha a ter o mesmo paiol que a FAB. Vamos esperar clarear para que as infos possam chegar. OK? Paciência meu amigo!
Show!!!… Tá novinho e aparelhado para cumprir adequadamente com suas funções… Apesar que eu gosto mais do padrão anterior com 2 tons de cinza e com o logo vazado dos Falcões do Mar em tamanho maior… Agora, pra ficar mais bonito e impor respeito, só falta “pendurar uns fuguetinhos no cabide”… 😉
Belezura!… Ansioso no aguardo… Pena que me mudei de Araruama para Maricá-RJ, que fica bem mais distante da Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia… Senão, eu seria um dos primeiros a ir conferir “in loco” os AF-1 modernizados… A última vez que estive lá dentro foi em 99 para avaliar a possibilidade de desenvolver uma “gambiarra” para substituir um simulador de cabine de helicóptero (batizada de “traquidana” pelo pessoal da base) que servia de churrasqueira… ooppsss!… digo: servia para treinar a equipe de combate à incêndio e resgate da base e tripulantes (“suicidas”) de helicóptero nos procedimentos de evacuação da aeronave em caso de acidente e incêndio… Resumindo: Alguns malucos entravam no simulador (confeccionado de chapas de ferro) com roupas de proteção anti-chamas, aí vinha um sádico e tacava fogo no fosso de concreto cheio óleo que ficava logo abaixo da “traquitana”, aí cabia aos “brigadistas” apagar o fogo e resgatar os malucos suicídas antes que fossem assados… hehehehe… Parece até piada, mas segundo o tenente que nos recepcionou e outros militares da base que tivemos contato, a coisa era pra valer!… Felizmente, passados mais de uma década, hoje a BAeNSPA conta com diversas instalações e equipamentos modernos e seguros (inclusive um PISCINÃO com uma “traquitana mergulhante” ) para executar este tipo de simulação resgate, para o alívio dos aspirantes da aviação naval… 😉
Guilherme, a pintura do avião ficou nota dez, muito melhor do que o esquema anterior. Não sei se a MB estará adotando essa pintura como definitiva, mas o que digou a comunidade modelista é que pelo menos algum período o avião foi assim ( esta sendo assim….), então seria correto historicamente retratar um modelo do avião nessas cores, inclusive com a deriva em emblema.
Grande abraço, e obrigado pelas imagens.
Eu gostei da pintura também, mas sou sincero, gostaria de ver esta aeronave com um esquema de camo pixalada e o falso cockpit pintado. Também concordo que merecia um modelo com esta pintura, que está muito interessante, mas que não será adotada pela MB (a deriva colorida),que deve optar por um esquema de baixa vizibilidade.
FA
PS: Se alguem fizer os decalques desta versăo AF-1M, me avisem! rsrsrs
Se não for pedir muito, seria possível pedir pro Dan um vídeo? Ansiosamente a espera de novas imagens, filmagens e informações sobre a atualização do A-4.
Henrique,
Dentro do possível, estamos conseguindo informações e imagens dos AF-1M. Pode ter certeza que, se conseguirmos, postaremos aqui!
Abraços e continue nos acompanhando!
My family members every time say that I am wasting my time here at net, except I know I am getting experience every day by reading such good articles.
Guilherme Wiltgen, nesse último comentário, tu já sabia que o caça vencedor do FX 2, ia ser o GRIPPEN. Correto?
Gayneth, esse comentário foi postado em Set/13, um pouco mais de 3 meses antes do anúncio do F-X2! rsrsrsrsrsrs
Parece muito bom!!!
Podemos dizer que o A4 ainda é viavel…
Agora que temos uma certa capacidade de atualizar os A4 , não seria uma oportunidade a compra de uma certa quantidade de A4 no mercado internacional de usados para uma ampliação da aviação naval.
O porta avioes tem espaço para 40 unidades.
Marcelo,
A ideia da MB é acompanhar a decisão da FAB no seu programa F-X2. A modernização do A-4 se faz necessária neste momento, mas não quer dizer que irá transformá-lo no seu “F-5”!
Do jeito que está caminhando, quem sabe veremos o Sea Gripen operando no NAe?
FA
Bom, acho que o problema maior nem é o NAe suportar, é eleoperar. Mas seria uma boa, mesmo que “velhos”, modernizamos e deixamos no padrão da MB…
No video sobre o A1m a FAb já deu mostras da configuração armada: 2 adarter na ponta das asas; 2 mar1 e 2 bombas smk1 debaixo das asas. no cabide central 1 pode skyshield ou litening. Daria para prever, por exemplo, uma configuração antinavio dos Af1m?
Nelson, está previsto sim, mas a MB ainda não sabe qual será o míssil. Poderá ser até mesmo o MAN-1 nacional. Temos que aguardar essas definições. Ar-ar será a mesma que o A1-M e o F5M usam. O que não significa que a MB venha a ter o mesmo paiol que a FAB. Vamos esperar clarear para que as infos possam chegar. OK? Paciência meu amigo!
Ficou muito bonito… Meu novo papel de parede!
Que achado esse blog viu… Aguardo por novas informações, parabéns.
Ricardo,
Continue nos acompanhando!
FA
Show!!!… Tá novinho e aparelhado para cumprir adequadamente com suas funções… Apesar que eu gosto mais do padrão anterior com 2 tons de cinza e com o logo vazado dos Falcões do Mar em tamanho maior… Agora, pra ficar mais bonito e impor respeito, só falta “pendurar uns fuguetinhos no cabide”… 😉
Azevedo,
Assim que as aeronaves passarem para o setor operativo, pode esperar para ver o AF-1B armados.
FA
Belezura!… Ansioso no aguardo… Pena que me mudei de Araruama para Maricá-RJ, que fica bem mais distante da Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia… Senão, eu seria um dos primeiros a ir conferir “in loco” os AF-1 modernizados… A última vez que estive lá dentro foi em 99 para avaliar a possibilidade de desenvolver uma “gambiarra” para substituir um simulador de cabine de helicóptero (batizada de “traquidana” pelo pessoal da base) que servia de churrasqueira… ooppsss!… digo: servia para treinar a equipe de combate à incêndio e resgate da base e tripulantes (“suicidas”) de helicóptero nos procedimentos de evacuação da aeronave em caso de acidente e incêndio… Resumindo: Alguns malucos entravam no simulador (confeccionado de chapas de ferro) com roupas de proteção anti-chamas, aí vinha um sádico e tacava fogo no fosso de concreto cheio óleo que ficava logo abaixo da “traquitana”, aí cabia aos “brigadistas” apagar o fogo e resgatar os malucos suicídas antes que fossem assados… hehehehe… Parece até piada, mas segundo o tenente que nos recepcionou e outros militares da base que tivemos contato, a coisa era pra valer!… Felizmente, passados mais de uma década, hoje a BAeNSPA conta com diversas instalações e equipamentos modernos e seguros (inclusive um PISCINÃO com uma “traquitana mergulhante” ) para executar este tipo de simulação resgate, para o alívio dos aspirantes da aviação naval… 😉
Guilherme, a pintura do avião ficou nota dez, muito melhor do que o esquema anterior. Não sei se a MB estará adotando essa pintura como definitiva, mas o que digou a comunidade modelista é que pelo menos algum período o avião foi assim ( esta sendo assim….), então seria correto historicamente retratar um modelo do avião nessas cores, inclusive com a deriva em emblema.
Grande abraço, e obrigado pelas imagens.
Eu gostei da pintura também, mas sou sincero, gostaria de ver esta aeronave com um esquema de camo pixalada e o falso cockpit pintado. Também concordo que merecia um modelo com esta pintura, que está muito interessante, mas que não será adotada pela MB (a deriva colorida),que deve optar por um esquema de baixa vizibilidade.
FA
PS: Se alguem fizer os decalques desta versăo AF-1M, me avisem! rsrsrs
Bravo Zulu, minha marinha!!!!
Bravo Zulu DAN, que já se tornou o melhor informe online de defesa em português.
Sds.
Valeu Bravo!
FA
E mais uma vez, amigo Guilherme, parabéns pelo ” furo”.
Abraços.
Afonso,
Obrigado e continue nos acompanhando!
FA
Se não for pedir muito, seria possível pedir pro Dan um vídeo? Ansiosamente a espera de novas imagens, filmagens e informações sobre a atualização do A-4.
Henrique,
Dentro do possível, estamos conseguindo informações e imagens dos AF-1M. Pode ter certeza que, se conseguirmos, postaremos aqui!
Abraços e continue nos acompanhando!
Espetacular!
Espero que não demore para os outros A-4 estarem prontos.