No dia 04 de setembro, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, presidiu a cerimônia do corte da primeira chapa do segundo submarino convencional (SBR-2), que se chamará Humaitá. O SBR-2 faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).
O evento, que ocorreu nas dependências da Nucleobrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí (RJ), marca o início da construção do meio naval. Na cerimônia, equivalente ao batimento de quilha dos meios de superfície, o Comandante da Marinha acionou a Máquina de Corte Hidrojato ‘Flow’, iniciando o corte do primeiro elemento de alma da caverna nº 72, da subseção nº 10, da seção 2B do SBR-2.
Na ocasião, estava presente o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão; o Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; o Assessor Especial do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos; o Presidente da Nuclep, Sr. Jayme Cardoso; o Diretor-Superintendente da Odebrecht, Sr. Fabio Gandolfo; o Diretor Industrial da Itaguaí Construções Navais, Sr. Antonio Luiz Costa; o Presidente da DCNS Brasil, Sr. Eric Berthelot; além de dois grupos de operários, representando a Nuclep e a Itaguaí Construções Navais – empresas participantes do PROSUB na área de construção.
FONTE: Nomar
Ótima notícia, apesar dos apocalípticos de plantão, vamos que vamos e parabéns a MB e ao pessoal do Defesa Aérea & Naval.
Até mais!!! 😉
Satisfação em ler esta noticia Luiz! Espero que esse projeto supere as espectativas e conclua de uma vez por todas o Programa Nuclear da Marinha. Seria ótimo se a mostra de armamento do Riachuelo coicidice com o lançamento do Humaitá. Mais uma etapa iniciando!
Não temos mais notícia do andamento da obra da area sul e norte do estaleiro, onde o Tikuna será o primeiro a passar pelo PMG no novo complexo. Como o estaleiro será capaz de abrigar submarino nuclear, as fragatas também poderiam aproveitar essa estrutura e ser prestados essa manutenção [Niterois: 3.000t/129m; Greenhalghs: 4.000t/131m; SNBR: 6.000t/100m]. A não ser que o abrigo do estaleiro seja dimensionado apenas para cem metros de comprimento, mas aí o submarino ficaria muito apertado. E para que as fragatas também não fiquem no limite, esse dique deveria ter uns 140 metros de comprimento. Bom, pelo menos as corvetas e patrulhas podem! É só uma idéia.
Parabéns pela exclusividade Luiz, orgulho de ver o DefesANaval !!
Obrigado amigo. O DAN faz a parte dele.
Agora vamos torcer pelo Tupi pelo Tamoio e pelo Riachuelo.
abs
Cerimônia de 04/09/2013. Acho que eu perdi essa notícia.
De qualquer forma é bom dar uma olhada no cronograma do PROSUB pra conferir.
Se foi iniciada a construção dentro do cronograma é porque o dinheiro apareceu. E como ficam aquelas informações dadas pelo “Sr. Fontes do Exército”, no clipping do jornal Estado de São Paulo sobre a suposta falta de verba para cumprir o cronograma até 2030?
Parece que a mãe Diná da imprensa brasileira ainda continua usando sua bola de cristal.