RIO – A notícia de que a presidente Dilma Rousseff foi alvo de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), divulgada pelo “Fantástico”, da Rede Globo, foi publicada em vários veículos da mídia internacional, como “The New York Times” (EUA), “The Washington Post” (EUA), “BBC de Londres” (GBR), “The Guardian” (GBR), “Le Monde” (FRA) e “El Universal” (MEX).
Um dos principais jornais do México, “El Universal”, deu destaque à revelação na capa de seu site, com o seguinte título: “EUA espionaram EPN, segundo documentos de Edward Snowden”. A notícia foi publicada por meio da agência de notícias EFE e também cita Dilma como vigiada.
Nos Estados Unidos, os portais “The New York Times” (NYT) e “The Washington Post” (WP) transmitiram a revelação por meio da agência The Associated Press. Ambos os jornais acreditam que o fato pode aumentar as tensões entre Brasil e Estados Unidos. O WP chegou a noticiar a reunião entre o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, com o ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, na manhã desta segunda-feira.
Na França, o “Le Monde” reportou sobre o programa da vigilância da agência (Prism): “Caso Prism: presidentes mexicano e brasileiro são espionados pela NSA”. A matéria está entre as mais compartilhadas do site, em 12º lugar até o momento. O jornal também comunicou que a agência espionava o Ministério das Relações Exteriores da França.
Na Grã-Bretanha, a “BBC de Londres” anunciou, como chamada principal na editoria “Latin America”, a reportagem da Globo: “NSA ‘espionou Brasil e México’ — reporta TV brasileira”. No “Guardian”, a notícia é a segunda mais importante da editoria internacional e está entre as chamadas na capa do site.
Neste domingo, o programa “Fantástico”, da Rede Globo, divulgou a informação, em primeira mão, de que a NSA monitorou telefonemas, e-mails e mensagens de celular entre Dilma e um número ainda indefinido de “assessores-chave” do governo brasileiro. Além disso, o presidente do México, Enrique Peña Nieto (EPN), teve sua privacidade invadida pelos americanos, quando era apenas candidato ao cargo que assume atualmente. Mais nove membros de seu equipe também foram investigados nessa operação secreta. A emissora teve acesso a documento confidencial compartilhado pelo repórter britânico Glenn Greenwald, com a ajuda de Edward Snowden, técnico que trabalhava para a agência e está, hoje, asilado na Rússia.
FONTE: O Globo
Se a Dilma não embarcar para a visista ,vai ser uma atitude populista !
Tem que ir e dar de frente com o Obama e expor que não importa o motivo da espionagem.Não tem que ter explicação de algo inexplicavel.Como ir pra ONu reclamar não adianta nada,na minha opinião tinhamos que retaliar em algum nivel os EUA,e mudar nossa politica de comunicações e proteção .Pq a aparente facilidade que eles fizeram isso ,e outra,se não fosse os caras do Post e o Snowden nem teriamos descoberto nada.Onde estão nossas agencias de inteligencia?
Haaa quanto aos politico, eles que deixem de falar dos roubos e conchavos por telefone e internet…. se nao quiserem ficar nas maos dos EUA…..
OBS. E nao venham os abilolados de plantao dizer que pelo menos isso e interessante para nos BR…. Com esse tipo de informaçao eles fazem CHANTAGENS COM O DESTINO DO NOSSO PAIS,,,,
he so ver o que os americanos conseguiram do FHC….. facil, facil
Nos somos um pais mediocre nao em tudo, mas em varias coisas, uma delas he sem duvida a area militar. Nao temos absolutamente nada que esconder, pois os magalodoidos americanos estao anos luz a frente…. segredos comercias nao temos nada relevante, pelo menos no que tange oa tamanho das nossas empresas… EMBRAER nao tem nada que os americanos ja nao saiba…. PETROBRAS talvez, tecnologia usada no pre sal, mas nada tao longe dos engenheiros americanos…. OUTRA FORMA DE ENCARAR ESSE FATO HE ABRIR DE UMA VES O MICROFONE E DEIXAR QUE ELES ESCUTEM. por que outra coisa nao vamos poder fazer…. o resto he jogar pra torcida…… VIVA O BRASIL!!!!!
Julio porque não se muda pra os Estados Unidos, pois tudo aqui em mseu país e meu também não presta. Acredito que esteja vivendo num país o qual não pertence, tamanha seu ranço com tudo aqui.
Para de elogiar esse povo que joga sujo e defenda ao menos uma vez sua pátria, se é que ainda a considera.
Amigo,como diria o Ariano suassuna, Americano nem o sanduiche…..
ha eu nao tomo coca cola nem como mec bosta…..dois veneno pra saude…
e se USA dependece de turista e eu fosse o unico… eles morreriam de fome…
TENHO MEDO dessa gente megalomaniacos….
VC sabia que os americanodoidos tambem tem armas quimicas….
POR FIM AMIGO, SOU TAO PATRIOTA QUANTO VC…..
Agora que as nossas defesas, nao podem ser chamadas de defesa isso he verdade….
Depois disso, quero ver com que cara a nossa presidenta vai ficar ao lado do premio nobel da guerra… ou melhor eu sei, CAALAAAAAADA.