TEERÃ (FNA) – O comandante da Marinha iraniana, almirante Habibollah Sayyari, anunciou que navios de guerra da República Islâmica estão transportando Drones para operações no exterior.
“Muitos dos navios de guerra da Marinha estão equipados com drones teleguiados e sistemas que são utilizados sempre que necessário”, disse Sayyari durante uma conferência de imprensa em Teerã no domingo.
Perguntado se os veículos aéreos não tripulados (UAVs), são utilizados para missões no Golfo de Aden, onde a frota de navios de guerra iranianos estão mobilizados para combater os piratas, ele reiterou suas declarações anteriores, afirmando que os navios de guerra iranianos usam seu UAVs, onde e quando necessário. “Se necessário, vamos usar esses drones em diferentes áreas.”
Nos últimos anos, o Irã tem feito grandes conquistas em seu setor de defesa e alcançado a auto-suficiência na produção de equipamentos militares essenciais e sistemas, incluindo a UAVs.
O tenente-comandante da Marinha iraniana almirante Gholam Reza Khadem Biqam anunciou no início deste mês que a Marinha iraniana está equipada com vários tipos de UAVs de longo alcance, incluindo, drones de coleta de informações e drones de combate.
“Atualmente, a Marinha possui drones em tamanhos adequados e com boa variedade, que são usados pela nossa inteligência na região”, disse Khadem Biqam FNA.
Salientando que a Marinha também envia a sua frota de navios de guerra para as missões ultramar com diferentes tipos de UAVs, ele disse que suas forças estão equipados com vários tipos de drones de combate.
No início deste mês, a Marinha iraniana enviou a sua frota de 27 navios de guerra para o alto mar para proteger navios de carga do país e petroleiros contra piratas.
A Marinha iraniana vem realizando patrulhas anti-pirataria no Golfo de Aden desde novembro de 2008, quando invasores somalis sequestraram o cargueiro iraniano fretado, MV Delight, ao largo da costa do Iêmen.
De acordo com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, países podem enviar os seus navios de guerra para o Golfo de Aden e águas costeiras da Somália contra os piratas e até mesmo com aviso prévio ao governo para entrar nas águas territoriais do país em busca de piratas do mar da Somália.
O Golfo de Aden – que liga o Oceano Índico com o Canal de Suez e o Mar Mediterrâneo é um importante corredor de energia, principalmente porque o petróleo do Golfo Pérsico é enviado para o Ocidente através do Canal de Suez.
FONTE: Naval Open Source
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval