Nesta foto feita nos anos 80, podemos ver 4 diferentes modelos de caças que a FAB tinha em seu inventário. Atualmente, desta foto apenas 2 modelos continuam na ativa: O F-5M e o A-1M (AMX).
Hoje, a FAB possui além dos A-1M e F-5M, caças Mirage 2000B/C que compõem o 1º GDA em Anápolis. Mas, com os rumores ainda não confirmados, que estas aeronaves deixarão de voar em dezembro próximo, a pergunta que fica no ar é: Qual será o caça que se juntará aos F-5M e A-1M?
Como candidatos do “eterno” FX-2, temos o Gripen E/F, o F-18 E/F Super Hornet e o Rafale, mas com os cortes anunciados recentemente pela presidente Dilma Roussef, teria a FAB que optar por caças de 2ª mão para cobrir a lacuna da saída dos Mirage 2000 do GDA?
As questões acima, continuam no imaginário de nossos leitores, que aguardam ansiosos pela definição de nossa presidente e que nos leva a repetir a pergunta do titulo:
Como será a aviação de caça da FAB no futuro?
Pq não desenvolver tbm com a Russia e Índia o T50, o Gripen ainda é de 4° geração, para uma nova geração são necessários no minimo 8 anos p voar o primeiro protótipo.
jah se tem idéias desse protótipo. o FS2020. E outra, temos ue ter primeiro os Gripen e depois pensar em 5ª geração. Hoje não temos jatos de quarta G, talvez estamos pensando altoo demais para um país com a visão militar que ele tem….
Bora comprar os Gripen mesmo…mais barato, projeto em desenvolvimento para aprender um pouco com os Suecos, tem peças americanas pra deixar o Obama contente e não causar “stress diplomático”…em paralelo, fechar acordo com os Russos na participação do projeto do T-50 e assim obter o conhecimento na fabricação de num caça de 5a geração. Com os franceses, já que o Rafale ta muito caro….vamos fechar acordos na questão naval, submarinos e etc…..assim todos teremos caças modernos, conhecimento de como fabrica-los ainda manteremos a boa relação com as nações envolvidas, Americanos, Russos, Franceses e os Suecos…tipo…o jeitinho brasileiro de ser…
Foto linda!
Tempos Românticos e Imemoriais!!!
complementando:
em breve, teremos uma foto atualizada, com 4 vetores novos da FAB:
A-1M, F-5M, A-29 e (será) F-X2!!!!
Sonho meu? rs
Pra mim o Brasil deveria continuar comprando barato esses aviões sucateados no mercado secundário e repotenciá-los na Embraer. Ao mesmo tempo desenvolver o seu cargueiro, visando conquistar mercados mundiais, pois o tradicional Hércules irá sucatear em breve, e ñ descuidar do desenvolvimento autônomo do seu caça supersônico, pois esse negócio de “comprara comigo que eu te transfiro à tecnologia” é conversa para boi dormir!!!
Hoje,s/ sobra de duvidas,o F-18E/F, e suas outras versões,seria uma das melhores opcões
de avião de caça,p/qualquer força aerea do mundo,se não fora um detalhe;
Essa magnifica maquina voadora,serve bem,ou seja só opera 100% e atua de maneira invejavel[apenas por quem a produz e a opera,além do conhecimento de toda sua tecnolog.
E isso nem o Brasil,nem País no mundo nenhum terá,fora a Nação q/ o produz]
Sendo assim,p/o Brasil será apenas um prolongar da novela de dependência externa e
atrazo tecnologico,q/ se arrasta por décadas,e nos deixa atraz de Nações,de recursos bem
mas escaços.
Para mim,isso não e inteligente e nem soberano,e só benificiara interesses q/ não os
anseios do País e sua independência no tocante a DEFESA.
Minha opinião de leigo;se o Brasil e a FAB fizerem um acordo inteligente,c/ a Russia,na compra de aviões caças,assim como da sua tecnologia e fabricação,aqui por nosso parque industrial.
Ao abilitar nossos pilotos e nossa industria,p/uma maquina,como o T-50.
Seria a melhor transação comercial,q/o Brasil e a FAB,em toda a sua história,como País
independênte.
Creio que a pergunta não é qual será a aviação de caça da FAB para o futuro.
A pergunta a ser feita hoje é: existe futuro para a aviação de caça na FAB:?
Vcs acham que essa xxxxx. de pais tem autonomia !!!! nao entrou no projeto do T50 porque OSAMERICANU nao permitiram.
Comentário editado.
Aviso do Editor: Comentários com palavrões e escritos com maiúsculas serão editados/deletados.
Não desejamos agir assim, por isso pedimos a gentileza,mantenham um nível elevado para que possamos debater com tranqüilidade.
Grato.
Espero que os” velhos do restelo” não contaminem este site também! Para que eles precisam de TODOS os sites de defesa para se expressar? Eu me proponho a ser um debatedor sério e bem intencionado dos problemas da FAB.Não falarei de política aqui. O militar deve obediência constitucional ao chefe das forças armadas de modo impessoal. Voltando à vaca-fria! O futuro da FAB tem que ser um caça nacional e temo que o FX2 seja um impecilho à isto!
Agora é tarde. O Brasil mias uma vez perdeu o bonde da história quando recursou-se a participar do desenvolvimento do Sukhoi T-50
Grande amigo. Tem meu apoio . Em tudo o que disse.
E como já escrevemos aqui… Vamos rezar.
Abraços.
Mais ou menos assim ( ).
O futuro da FAB é ser uma transportadora aérea qualquer outra força aérea investiria primeiro nos caças a FAB foi ao contrario investiu primeiro num cargueiro ela própria se denunciou que quer ser uma transportadora aérea.
Como será a aviação de caça da FAB no futuro?
Pelo jeito não existe futuro para aviação de caça da FAB