Pindamonhangaba – De 29 de julho a 2 de agosto, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate apoiou a realização de testes na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – GUARANI – do lote de Experimentação Doutrinária, executado pelo Centro de Avaliação do Exército (CAEx) e por representantes da Empresa IVECO DEFENSE.
Além do teste de transposição de curso d´água, realizado na alça do Rio Paraíba do Sul, foi realizado um teste de Navegação em Lago, com duração de 1h30min, durante o qual puderam ser observados o desempenho na transposição, a navegação, o sistema de arrefecimento e a aceleração, entre outros.
Os testes foram acompanhados pelo Diretor de Fabricação, General de Divisão Ubiratan de Salles, e pelo Chefe do CAEx, General de Brigada José Carlos dos Santos.
FONTE: EB
Só que trata-se de um blindado pesado que qualquer lama o para.
Não saiu do Rio Paraíba sem ser rebocado.
Navegou bem. Mas é engraçado ver um blindado que entra na água e não “quer” sair. Não é um anfíbio. Pois para sair de um rio ou lago precisa de uma preparação absurda da rampa… E imaginando vários saindo só os primeiros sairiam. O do teste não saiu sozinho após algumas tentativas. Foi rebocado.