O Comando do Exército do Brasil pretende assinar contrato com o Pentágono sobre o envio de 36 obuseiros autopropelidos usados, do modelo M109A5 de 155mm de calibre. O acordo deve ser assinado até o final de agosto.
Segundo o contrato, o exército americano fornecerá ao Brasil os obuseiros do seu estoque, previamente modernizando-os para o padrão M109A5+.
Os obuseiros receberão novos motores, transmissão melhorada, sistema da navegação, display de informações na cabine do comandante de carro, sistema de controle de fogo, estação de balística e suspensão.
Em 2012 o Brasil já comprou 36 obuseiros M109A5 dos Estados Unidos, os quais estão sendo modernizados para a versão M109A5+.
FONTE: Voz da Rússia
NOTA DO EDITOR: Essa notícia gerou algumas dúvidas sobre, ser ou não um novo lote ao noticiado na mídia anteriormente. São os mesmos anunciados anteriormente.
Prabens ao EB , por comprar esta sucata, ja compraram os obsoletos gepard, agora essa EDITADO amricana. Eu até sei a modernizaçao que eles estao fazendo para o brasil, tirando a blindagem anti radiaçao, chipando e zoando a precisao do equipamento. VERGONHA BRASIL
Os caras botam pra F….. boicotam nosso programa espacial, espionam nossa internet descaradamente, possivelmente sabotaram nosso lançamento VLS….. e a porra do exercito ainda vei comprar sucata…. assim fica dificil.. da vergonha de ser brasileiro nessas horas..
Chipado e com diretor de tiro miope, eu realmente nao sei porque temos de comprar ao EUA
Tinha que ser usado…
O EB já opera 37 unidades de obuseiro M-109 A3 155 mm ( adquiridos da Bélgica em 1999 ) e estes encontram-se em fase ou tratativas de modernização, que os deixarão compatíveis com o padrãos dos M-109 A5 ora sendo adquiridos de segunda mão aos EUA.
Veja o texto de Roberto V. Caiafa no link do site
http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=763
***Israel Military Industries realiza visita técnica ao 15º GAC AP
Dando prosseguimento as trativas que visam a modernização dos obuseiros auto-propelidos do modelo M-109A3 155 mm em carga no Exército Brasileiro, a empresa israelense Israel Military Indistries (IMI) realizou visita técnica as instalações do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsado, sediado na histórica cidade de Lapa, no Paraná. A unidade, que acaba de completar 64 anos de criação, está em vias de implementar um programa de revisão geral e modernização dos SPG M-109A3 que utiliza, de forma a torná-los compatíveis com os M-109A5 adquiridos de 2ª mão nos Estados Unidos e que deverão ser submetidos a trabalhos de revisão geral e upgrade de alguns sistemas, de modo a elevá-los a versão Plus. Essas revitalizações, dentre outros itens, incluem um novo sistema automático de controle de tiro (Automatic Fire Control System – AFCS) e GPS embarcado, permitindo navegar com precisão (localização geográfica), calcular dados de tiro, aumentar a cadência de tiro e maior rapidez na saída de posição; navegador inercial; trava automática do tubo para deslocamentos não operacionais; sistema de medida de velocidade inicial (Vo); determinação de posicionamento de navegação; lagartas T-154; e novo sistema de comunicações (AN/VIC-1 e AN/VIC-3 Intercom System). Muito provavelmente, este pacote de melhoramentos deverá ser disponibilizado para os M-109A3 existentes, justificando assim a presença de técnicos isaraelenses naquela organização militar.
Na visita, técnicos da empresa israelense, acompanhados de oficiais da unidade, verificaram o estado geral de manutenção, inspecionando motores, sistemas associados e a integridade dos chassis e demais conjuntos mecânicos dos carros, visando um levantamento do que será necessário trocar, substituir ou modernizar nos M-109 do traço A3. De modo geral, os SPG da unidade apresentam ótimo estado de conservação e funcionalidade, tornando a modernização uma questão mais de disponibilidade dos recursos necessários a sua concretização. As Forças de Defesa de Israel possuem larga experiência operacional no emprego de SPG do tipo M-109A5, e estão introduzindo uma nova modernização destes meios conhecida como M109I7 ‘Spark’ que os manterá ativos por mais algumas décadas .
Deve-se ressaltar que o EB tem tido um histórico de inúmeras dificuldades com a cadeia logística de suprimentos para manter seus M-109A3 operativos, problema que espera-se, será corrigido com a upgrade destes veículos para uma configuração mais moderna, o que possibilitaria também maior alcance de tiro com emprego de munição assistida e/ou inteligente (entre 30 a 40 km), maior precisão dos disparos (dispersão) e menor tempo para entrar e sair de posição, evitando assim os fogos de contra-bateria.***
Grande abraço.
Sobre a NOTA DO EDITOR: tbm acredito que seja o mesmo lote cuja aquisição teve processo iniciado em 2012, e que em 2013 teve seu despacho decisório como abaixo.
***VBCOAP M109 A5
22/03/2013
DESPACHO DECISÓRIO Nº 039/2013.
Em 12 de março de 2013.
PROCESSO: PO nº 1301433/2013 – GAB CMT EX
EB: 64536.003829/2013-21
ASSUNTO: autorização para realização de pagamento antecipado para a aquisição da viatura VBCOAP M109 A5, junto ao Governo dos Estados Unidos da América (case BR-B-IAJ), por intermédio do Programa Foreign Military Sales (FMS).
COMANDO LOGÍSTICO
1. Processo originário de expediente datado em 27 de fevereiro de 2013, do Comando
Logístico, visando a obter autorização para:
a. o pagamento antecipado, de forma parcelada, referente à Carta de Oferta e Aceitação do processo BR-B-IAJ (Letter of Offer and Acceptance BR-B-IAJ), para a aquisição de viaturas blindadas VBCOAP M109 A5, junto ao Governo dos Estados Unidos da América, por intermédio do Programa Foreign Military Sales (FMS), já ouvida a Secretaria de Economia e Finanças
D E S P A C H O
1) AUTORIZO, em caráter excepcional, o pagamento antecipado, de forma parcelada, no valor de US$ 399.615,00 (trezentos e noventa e nove mil, seiscentos e quinze dólares americanos), referentes à Carta de Oferta e Aceitação do processo BR-B-IAJ, para a aquisição de viaturas blindadas VBCOAP M109 A5, junto ao Governo dos Estados Unidos da América, por meio do Programa FMS.
Boletim do Exército nº 12, de 22 de março de 2013. ***
E resumindo: são 36 obuseiros M109A5 para o Brasil, e não 72 unidades.
Grande abraço.