O porta-aviões INS Vikramaditya (originalmente Gorshkov), último navio da Marinha indiana para ser entregue por um estaleiro estrangeiro, saiu teve excelente desempenho, quando foi operado em aceleração máxima durante os exaustivos testes de mar no Mar de Barents, na Rússia, no sábado.
O resultados dos testes ajudaram a superar a ansiedade em Nova Delhi sobre o desempenho do navio que tinha vacilado durante os testes de alta velocidade executados ano passado, quando suas caldeiras falharam resultando nos motores deixando de produzir energia suficiente para impulsionar o navio de 45.000 toneladas.
Foi um grande revés para o processo de entrega do navio, segundo porta-aviões da Índia, que foi adiado por um ano. Após reparos, o navio estava de volta ao mar no início deste mês para ensaios de entrega final.
O pessoal da Marinha está a bordo do navio, mantendo olhos atentos ao desempenho do porta-aviões que será o Navio Chefe da Esquadra nas próximas décadas.
Fontes disseram que o porta-aviões chegou à velocidade máxima de cerca de 32 nós de vento e os ensaios continuarão a testar a capacidade do navio reformado que vai custar à Índia cerca de US $ 2,3 bilhões.
Os ensaios de alta velocidade continuarão durante mais alguns dias para se assegurar que o desempenho é estável. Ele será seguido por testes de pouso de caças MiG-29K. Diversos testes de pouso e descolagem foram também realizados por pilotos russos no ano passado.
A Marinha espera que sua base aérea flutuante estará pronto para comissionamento até o final deste ano e sua indução formal terá lugar nos primeiros meses de 2014.
O INS Vikramaditya é agora o único navio de guerra naval em um estaleiro estrangeiro. Todos os restantes 41 navios estão sendo construídos em estaleiros nacionais dando um grande impulso à indústria naval local.
FONTE: INDIA TODAY
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval