Durante a estada no Rio de Janeiro o transporte aéreo do Papa Francisco é realizado pelo helicóptero CH-34 Super Puma do Esquadrão Puma (3º/8º GAV). A aeronave também foi utilizada no deslocamento de São José dos Campos (SP) até a cidade de Aparecida (SP). O comandante da unidade aérea, Tenente-Coronel Luiz Ottero, explica em quais missões o helicóptero é empregado na Força Aérea Brasileira. Veja a entrevista:
FONTE: Agência Força Aérea
Esse vídeo é bem interessante e mostra o EC725 em campanha de tiro:
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=21925
Abraços,
Existem imagens tbm na internet mostrando o H-36 Caracal da FAB portando um canhão de 20mm Nexter, montado no interior da aeronave.
O canhão é de origem francesa, leia mais um pouco no site:
http://www.airrecognition.com/index.php?option=com_content&task=view&id=762
Eu não possuo informação se esta instalação do canhão seja um teste ( teste na FAB, porque a França já homologa o uiso da arma pelo helicóptero Cougar e avalia para o EC725 ), ou se a FAB vai dotar as suas unidades do Caracal com este tipo de canhão de forma permanente.
Grande abraço.
Obrigado
Caro Alisson, desculpe o deslize na denominação do helicóptero, está correto como você apontou, EC725 é o H-36 na FAB.
E respondendo ao colega, sobre capacidade de ataque dos helicópteros EC725, a resposta é positiva, ele pode atender missões de combate, ao que teste na França dotou alguma unidade com pods HMP400, carregando metralhadora externa de 12,7mm, e tbm lançadores de foguetes de 70mm.
E como mais exemplo, a Marinha do Brasil faz planejamento de integrar a um lote de seus Super Cougars, a receber, lançadores de míssil AM-39 Exocet.
Grande abraço.
Esse helicoptero pode ser usado para fazer ataques ou ele é sop para transportes?
VH-34 é o EC725, cujas unidades, a nível mundial, tiveram seus vôos observados e até groundeados/limitados face a problema detectado na MGB, ou main gear box.
Marcus Silva,
Os VH-34 são os “antigos” AS-332 Super Puma na versão VIP (possuímos dois sendo operados pelo GTE). Um deles foi, inclusive, utilizado pela Presidente durante a recepção ao Papa!
http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/images.terra.com/2013/07/22/dilmaembarcahelicopterodanielramalhoterra.jpg
O EC-725 foi designado H-36 na FAB. A versão para uso da Presidência foi, consequentemente, denominado de VH-36. Embora uma unidade já tenha sido recebido pela FAB, acho que ainda não está sendo utilizado pela Presidência, talvez pelos motivos que vc expôs…
http://www.tecnodefesa.com.br/admin/public/files//VH36.jpg
Grande abraço!
Muito bom… matei minha curiosidade sobre o interior da aeronave na configuração “VIP”…
Mas continuo sem compreender o motivo de não terem usado um dos VH-34.
Carlos,
Externamente as duas aeronaves são bem parecidas, mas alguns detalhes ajudam a identificar uma da outra. O Super Puma possui quatro pás no rotor principal e cinco no de cauda, já o EC725 é o inverso, cinco pás no principal e quatro no de cauda.
Além disso, o EC725 possui 2 Makila 2A1, enquanto que a família Super Puma 2 Makila 1A1, entre outras diferenças.
Abraços,
Obrigado pela explicação Guilherme…
Qual a diferença do super puma para o caracal?