A South African National Defense Force (SANDF) está considerando vender seus caças Gripen e seus helicópteros Agusta A109, pois não tem dinheiro para operá-los.
De acordo com um relatório Beeld, os 18 helicópteros Agusta da SAAF (South African Air Force), estão ocasionalmente disponíveis, mas não alçam voo.
Devido aos cortes no orçamento militar, também não estam sendo utilizados os 26 caças Gripen, adquiridos no controverso negócio de armas. O relatório disse que a SANDF estava considerando vender as aeronaves, devido à falta de dinheiro.
O especialista militar Helmoed-Romer Heitman sugeriu que a SAAF estava sofrendo de indecisão do Estado sobre suas expectativas militares.
“Uma Força Aérea sem caças é um pato morto no contexto militar da África. Um Exército sem helicópteros e aviões de transporte é um dinossauro em um pântano”, citando em um relatório IOL.
“Um Exército sem helicópteros de ataque e transporte tático é um pato manco. Uma Marinha sem helicópteros e aviões de patrulha marítima é cega.”
FONTE: iafrica.com
Em vez da Africa do Sul vender essas aeronave poderia alugar para o Brasil por 2 ou 3 anos até chegar uns 6 Gripen NG e assim a Africa do sul consegue alguma verba para continuar voado os cacas que sobraram e o Brasil consegue o que não consegui da Suécia uns 8 caças de transição. Um negócio bom para todos
Olá Wiltgen .
Sempre li por aí que os Gripens são caças ótimos e “baratinhos” , que cabem no orçamento de qualquer força aérea do mundo .
Me parece então que o futuro NG seria então mais caro de operar que estes da África do Sul.
Roberto,
Pelo o que vimos na Saab, o NG vai ter praticamente o mesmo custo operacional dos atuais Gripen, esse é justamente o grande argumento de venda, pois seu custo sai pela metade dos seus concorrentes diretos no F-X2.
FA
OlaoBrasil tem algum plano de compra deles pode me responder isso ???????? obrigado
Brasil podia comprar esses caças e helicopteros deles?
Esses dizeres servem para nossas forças armadas pelo menos eles tem equipamento para vender aqui so se vender os aviões do GTE para ver ser acaba com a farra dos nossos politicos