A Boeing concluiu a configuração final do 737 MAX 8. Esta etapa marca a conclusão dos principais estudos que definem as capacidades da família MAX 737. “Nós definimos os requisitos de projeto para o 737 MAX que oferece aos nossos clientes um maior valor no mercado de corredor único”, disse Michael Teal, engenheiro chefe do projeto, 737 MAX de Aviões Comerciais da Boeing. “Nós continuamos a seguir o nosso processo disciplinado para garantir que completaremos todos os requisitos para o programa de desenvolvimento e está pronto para começar a fase de detalhamento do projeto.”
Na medida em que os detalhes dos projetos são concluídas e liberados, a produção pode começar. A montagem final do 737 MAX 8 está programada para começar em 2015, com a primeira entrega prevista para o terceiro trimestre de 2017.
O 737 MAX será 13% mais eficientes do que os mais eficientes aviões de um único corredor de hoje e consumirá 8% a menos de combustível por assento do que a competição futura. A configuração inclui novos motores LEAP-1B da CFM International que são otimizados para o 737 MAX, um cone de cauda redesenhado e um Winglet projetado pela Boeing com tecnologia avançada para reduzir o consumo de combustível. Outras mudanças incorporadas incluem atualizações para o displays do convés de vôo, e um sistema de controles de vôo fly-by-wire para os spoilers.
“O 737 MAX não só será somente a aeronave com o mais eficiente de combustível, ele vai manter a confiabilidade e a liderança do 737”, disse Keith Leverkühn, vice-presidente e gerente de programa do 737 MAX da Divisão de Aviões Comerciais da Boeing. “Estamos trabalhando diretamente com os nossos clientes e parceiros da indústria para garantir que o avião que nós entregaremos terá o desempenho prometido.”
Além disso, o MAX vai tirar proveito dos avanços em conectividade. “À medida que continuamos a melhorar a conectividade da plataforma 737, o 737 MAX vai oferecer aos clientes a capacidade de usar os dados em tempo real para tomar decisões operacionais ao redor da manutenção no solo e durante o vôo”, disse Leverkühn. “Isso permitirá que as companhias aéreas gerenciem de forma mais eficiente as suas frotas. A conectividade melhorada também vai beneficiar os passageiros como a demanda por acesso sem fio e por mais informação e entretenimento em vôo continua a crescer.”
A família 737 MAX inclui o 737 MAX 7, 737 MAX 8 e 737 MAX 9 e atenderá o mercado de 100 a 200 assentos. O 737 MAX vai estender o alcance do 737 Next-Generation com a capacidade de voar mais de 3.500 milhas náuticas (6,482 km), um aumento de 400-540 nmi (741-1,000 km) sobre os 737 Next-Generation. A primeira entrega do 737 MAX 9 está prevista para 2018, seguido pela primeira entrega do MAX 7 em 2019.
Até o momento, o 737 MAX acumula encomendas de 1.495 aviões.
FONTE: Boeing
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval