Fontes não oficiais confirmaram ao site defensa.com, o interesse da Força Aérea da Colômbia em adquirir o caça F-16 da Lockheed Martin, fabricante dos EUA. De acordo estas fontes, a FAC começaria a receber as primeiras unidades já em 2017.
As negociações estariam de fato, muito avançadas e pode ser fechado um contrato para 12 a 18 aparelhos. A Lockheed Martin, e não a USAF, como nos anos anteriores, trouxe um F-16D para o show aéreo F-Air 2013, que foi realizado entre os dias 11 e 14 de julho, em Rio Negro, no Departamento de Antioquia, com todos os custos logísticos envolvidos correndo por conta da LM.
Com esta aquisição, o F-16 irá se juntar ao caça Kfir, que a FAC possui nas versões C-10 e C-12. Estes teriam o papel principal de ataque ao solo, deixando o F-16 como aeronave de superioridade aérea.
A seleção do F-16 se daria pelo poderoso motor que o impulsiona e lhe confere um bom desempenho no combate próximo, tendo também um custo muito menor de manutenção do que aeronaves bimotor, como o F-15 ou Rafale, além de ser um caça capaz de operar todos os sistemas de armas adquirido para o Kfir C-10.
FONTE: defensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Lixo por lixo, fiquemos com os nossos mesmos…
que pena que as nossa forças armadas não são valorizada, quando se precisa delas para fazer obras com custo baixo e de graça, tais como estradas na amazonia nas calamidades é cobrada
mas quando a força precisa para melhorar o seu equipamento e negada
não se pode ter acento permanente no conselho de segurança da onu com jangadas ,bacamarte e ultra leves e um ministro com cara de passista de escola de samba .até a bolivia faz festa
Realmente está difícil com esse governo, não está dando atenção alguma para as FA’s, não vai sair nada, nem FX-2, nem ProSuper, nem nada. Se depender de mim, também não vai haver re-eleição.
Enquanto isso, no maior país da América do Sul, nada de FX.
lamentável
Enquanto a Dilma fôr a ” presidenta ” e o ministro da defesa fôr o Amorim , a FAB terá que se virar com o que tem.