A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA – European Aviation Safety Agency) publicou hoje (09.07.13) uma Diretriz de Aeronavegabilidade que aprova a solução técnica proposta pela Eurocopter para a sua frota de aeronaves EC225. O objetivo é corrigir a condição insegura criada pela falha do eixo de dois helicópteros EC225 no Mar do Norte em 2012.
A solução da Eurocopter é composta por um conjunto de modificações e inspeções que visam o monitoramento e detecção de condições de cisalhamento do eixo vertical e reduzindo a probabilidade de se iniciar em outro eixo. Quando cumprida, esta solução garante a segurança das operações e navegabilidade do EC225.
EASA continuará a trabalhar em estreita colaboração com a Eurocopter, com as autoridades aeronáuticas nacionais e os investigadores de acidentes para garantir que a frota seja operado de forma segura, podendo atualizar sua diretiva com base em mais resultados da investigação.
FONTE: EASA
Olá srs. da DAN,
A solução foi aumentar o ciclo de inspeções para detectar possível falha estrutural afim de não comprometer a operação do aparelho? Realmente em inspeções de integridade de sistemas críticos mas de equipamentos com tempo de vida já longo, pode ser utilizada como parâmetro de segurança operacional mas para equipamentos novos… Pelo último parágrafo ainda não foi detectada exatamente a origem do problema?
[ ]’s aos editores de DAN e aproveito para dizer que este sítio está excelente.