ST. PETERSBURGO, 5 de Julho (RIA Novosti) – A Rússia e a Itália decidiram otimizar seu projeto de submarino diesel de última geração em conjunto, disse um oficial do bureau de design naval russo na última sexta-feira.
O S-1000, um submarino diesel 1.000 toneladas, é um projeto conjunto iniciado em 2004 pelo estaleiro russo Rubin e o Fincantieri da Itália. Rússia e Itália apresentaram um modelo mockup do S-1000 em um show internacional de armas na França, em outubro de 2006.
Andrei Baranov, vice-diretor do Bureau Central de Desig do Rubin, disse que, em sua configuração proposta, o S-1000 é de “pouco interesse” para os potenciais clientes, acrescentando que a decisão foi tomada para melhorar o projeto e atingir países específicos que precisam de uma frota de submarinos.
O submarino foi originalmente concebido para a guerra anti-submarino e anti-navio, missões de reconhecimento e transporte de até 12 soldados. O S-1000 possui 56,2 metros de comprimento, tem uma velocidade máxima de 14 nós e estará equipado com um novo sistema de célula de combustível-powered Air Independent Propulsion (AIP), desenvolvido pela empresa italiana.
Embora o seu exterior mantenha o mesmo design como projetado, haverá mudanças consideráveis ”na parte interna” do submarino, disse Baranov, acrescentando que as regiões-alvo para a venda de submarinos permaneceriam no Oriente Médio e Sudeste Asiático.
Ele citou várias razões para a atualização do submarino, inclusive para comercializá-lo para as marinhas russa e italiana. Ele disse que o projeto S-1000 foi elaborado há quase uma década e muita coisa mudou desde então. E, observou ele, esses pequenos submarinos estão em grande demanda no mundo, e há uma intensa concorrência no mercado.
“Os países que estão ativamente à procura de novos submarinos estão definindo algumas exigências totalmente inesperados”, disse ele.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval