O Departamento de Defesa australiano manifestou interesse em adquirir 100 Torpedos MK 54 do governo dos EUA em uma possível venda militar estrangeira (FMS). A Agência de Cooperação de Segurança e Defesa notificou o pedido ao congresso dos EUA no dia 1 º de Julho.
Se o acordo for à frente FMS terá um custo estimado de US $ 83 milhões, e contará com equipamentos associados, peças, treinamento e apoio logístico. O Austrália vai usar o torpedo MK 54 nos seus helicópteros MH-60R e pretende usar o torpedo em uma compra planejada de aeronaves de patrulha marítima e esclarecimento P-8A Increment 2, que atualmente tem o torpedo MK 54 no seu inventário.
Em detalhe, o pedido inclui 100 Torpedos MK 54, 13 Seções de Exercício MK 54, 13 tanques de combustível Exercício MK 54, 5 torpedos de exercício recuperáveis, equipamentos de apoio e teste para atualização manutenção para a capacidade MK 695 Mod 1, reposição e reparação de peças, dados técnicos e publicações, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento, serviços técnicos e de apoio logístico, e outros elementos relacionados de apoio logístico providenciados pelo governo dos EUA e pessoal contratado.
Se o acordo for em frente, o principal contratante no FMS será a Raytheon Integrated Defense Systems em Keyport, Washington.
FONTE: SHEPHARDMEDIA
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval