Reunião dos Conselhos Diretor, Fiscal e Consultivo ABIMDE, Diretoria SIMDE e Escritório de Projetos do Exército (EPEx) no Comando Militar do Sudeste (CMSE).
Com as presenças do general-de-divisão Floriano Peixoto Vieira Neto, comandante da 2ª Divisão de Exército, de Sami Youssef Hassuani, diretor-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), e Carlos Erane de Aguiar, presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), foi realizada nesta terça feira (02/7) no auditório do Comando Militar do Sudeste (CMSE), reunião de trabalho com membros das duas entidades mais a participação de militares do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), que apresentaram para os representantes da indústria nacional de defesa o atual status dos principais Projetos Estratégicos (PEE) da Força Terrestre.
Após uma breve introdução proferida pelo coronel Novaes sobre as atividades do EPEx, seguiram-se as falas do general-de-divisão José Carlos (Projeto Defesa Cibernética), general-de-divisão João Roberto de Oliveira (Projeto SISFRON), general-de-brigada José Fernando Iasbech (Projeto PROTEGER), general-de-brigada Márcio Roland Heise (Projeto Defesa Antiaérea), general-de-brigada R/1 José Júlio Dias Barreto (Projeto Astros 2020), coronel José Henrique de Cássio Ruffo (projeto Guarani), coronel Rossi (Projeto RECOP) e novamente o coronel Novaes, que finalizou a apresentação falando sobre as possibilidades do estabelecimento de Parcerias Público Privadas (Projeto Unidade PPP).
A ABIMDE aproveitou a reunião para anunciar a marca alcançada de 200 associadas, e homenageou como membro honorário o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), instituto privado que cria soluções inovadoras com tecnologia da informação e comunicação para empresas e indústrias. O vice-almirante RM/1 Carlos Afonso Pierantoni Gamboa, vice-presidente da ABIMDE, informou aos presentes sobre o sucesso da participação no 50º Paris Air Show, ressaltando a importância da parceria entre a ABIMDE e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) para viabilizar a presença de 16 empresas nacionais naquele evento (Akaer, Albergo, EZ Grip, BCA, Santos Lab, Omnisys, Iacit, Avionics, Airmod, Ambrasolutions, Archosolutions, Figwal, Globo Usinagem, Metinjo, Recominte eTroya, mais a Embraer Defesa e Segurança e a Alcântara Cyclone Space com estandes próprios).
Também foram divulgadas ações do setor industrial de defesa para os próximos meses, como a realização do workshop Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), da Força Aérea Brasileira; a entrada do sistema FIERGS no COMDEFESA, no próximo dia 24 de julho; a realização de reuniões entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal e o Comitê VANT visando debater a urgente necessidade de regulamentação do emprego operacional desses veículos no espaço aéreo brasileiro; a realização de workshop do Comitê de Simulação e Treinamento no WSTM (Brasília, outubro) e I/ITSEC (Orlando-Flórida, dezembro); a divulgação da lista com 12 eventos internacionais que terão a presença da parceria APEX-ABIMDE (Dimdex, Fidae, DSA, Sofex, ILA Berlin, Eurosatory, MSPO, AAD, Euronaval, Indodefense, Milipol Catar e Exponaval); e as festividades dos 28 anos da ABIMDE, a serem comemorados em agosto próximo.
Fechando o rol de anúncios, foram confirmadas as tratativas iniciais entre a Marinha do Brasil e a Thales Nederland visando à aquisição do sistema I-Mast 100 (Thales Integrated Mast) para instalação nas novas corvetas Classe Barroso Modificadas, atualmente em fase de especificação de projeto, e da qual se prevê um total de cinco unidades a serem construídas em estaleiro brasileiro nos próximos anos.
O I-Mast é um revolucionário conceito de mastro integrado dotado de sensores no “estado-da-arte” talhados para missões de vigilância costeira, patrulha marítima e combate a ameaças assimétricas. Para maiores detalhes sobre o funcionamento do I-Mast, ver reportagem exclusiva feita na Holanda publicada na edição nº 131 da revista T&D.
FONTE: T&D
FOTOS: Roberto Caiafa
Trambolho tecnológico desnecessário, servirá somente p/ tornar o navio mais caro.
A Thales deve estar adorando.
Melhor seria combinar o mastro atual, c/ o dos novos OPV e daí desenvolvermos a nossa própria solução.
Senão esqueçam o design da “Barroso” e adquiram algum modelo daquele “Lego naval”, a classe Sigma.
Vamos ver se essas barrosos modificadas levem menos tempo para serem construídas se for seguir o exemplo da corveta barroso que levou 14 anos para ficar pronta que deus nos ajude.
Serão cinco as ModBarroso? Pensava que a MB estivesse cogitando quatro. Óbvio que cinco é uma ótima notícia. Porém, me pergunto se esta quantidade corresponderia à completa substituição das 4 Inhaúma e da própria Barroso, levando-se em conta a demora (Deus queira que esteja enganado) na construção das mesmas, isto se vierem mesmo a ser autorizadas…