Riva Trigoso, Itália — No dia 29 de Junho o estaleiro Riva Trigoso (Genoa) comemorou o lançamento da fragata Carlo Margottini, o terceiro de uma série de Fragatas Européias Multi-Missão – FREMM, encomendadas à Fincantieri pela Marinha italiana no âmbito de um programa ítalo-francês de cooperação.
A madrinha do navio foi a Sra. Stefania Portaccio, neta do capitão Carlo Margottini. A fragata foi nomeada em honra do capitão Carlo Margottini, que foi condecorado por bravura militar após o naufrágio do Navio Artigliere em 1940.
Estiveram presentes na cerimônia, entre outros, Roberta Pinotti, subsecretária de Defesa da Itália, Claudio Burlando, governador da Ligúria, o almirante Luigi Binelli Mantelli, Chefe do Estado-Maior da Defesa italiana, o almirante Giuseppe De Giorgi, chefe da Marinha italiana, e Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri.
O navio, que deverá ser entregue no início de 2014, em Muggiano (La Spezia), contará com um alto grau de flexibilidade e capaz de operar em todas as situações táticas. Com 144 metros de comprimento, o navio terá um deslocamento a plena carga de cerca de 6.700 toneladas. O Carlo Margottini terá uma velocidade máxima de mais de 27 nós e irá fornecer alojamento para uma tripulação de 200 marinheiros.
Os navios do programa FREMM constituem o estado da arte de defesa europeia e italiana no Mediterrâneo e irão substituir as fragatas da classe Lupo e Maestrale construídas pela Fincantieri em 1970.
Participando da iniciativa como contratante principal para a Itália é o Orizzonte Sistemi Navali (51% Fincantieri, 49% Finmeccanica) e, como contratante principal para a França, Armaris (DCNS + Thales).
A cooperação tem se beneficiado da experiência altamente positiva do programa anterior ítalo-francês Horizon em que duas fragatas foram construídas para a Marinha italiana, o Andrea Doria e Caio Duilio.
FONTE: Defense-aerospace
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
O prosuper da MB está indo pelo mesmo caminho da FX2 da fab não se decide nada parece que a decisão não vai sair tao cedo