A Alenia Aermacchi e a sua parceira ATK concluiram os testes inciais de solo e de vôo da sua aeronave MC-27J, derivada da aeronave de transporte tático do C-27 Spartan da empresa italiana.
Ostentando um novo esquema de pintura negra, o MC-27J foi adaptado para a missão de interdição através da instalação de um sistema de paletas, que abriga um canhão ATK GAU-23 de 30 milímetros e equipamento associados de comando e controle dentro do porão de carga do avião. Isto irá fornecer aos operadores a capacidade de converter rapidamente seus aviões de transporte para o papel de interdição persistente.
Parte da primeira fase de teste incluiu o roll-on, roll-off para comprovar a funcionalidade do sistema, que segundo a Alenia Aermacchi e ATK “ultrapassou todos os objetivos do teste.” Realizado na Base Aérea de Eglin na Flórida por funcionários da empresa, “os eventos-teste foram considerados bem sucedidos pelo Comando de Operações Especiais da USAF”, acrescentam.
O trabalho envolveu disparos terrestres e aéreos utilizando o canhão montado lateralmente GAU-23.
“O desempenho e a funcionalidade do pallet para conversão de transporte para interdição nesta primeira rodada de testes completou todos os nossos objetivos e agora estamos prontos para seguir em frente para a fase 2 de desenvolvimento e testes”, diz Bill Kasting, vice-presidente e gerente geral da ATK Sistemas Eletrônicos de Defesa. Este processo vai procurar melhorar ainda mais o nível de prontidão tecnológica do sistema, dizem as empresas.
Revelado no show aéreo de Farnborough em julho de 2012, o sistema MC-27J também deverá ser expandido para incluir a integração de mísseis ar-superfície.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
A Embraer deveria tentar desenvolver uma versão do KC-390 para interdição e também uma versão de patrulha naval para substituir o P3 Orion
Ao que parece ele vai ser testado para lançar mísseis também a partir de cabides sob as asas.
Apenas um canhão ! poderia ter mais armas ?