Os militares dos EUA estimam que o potencial de exportação do Osprey na próxima década chegará até 100 aeronaves para clientes internacionais, disse o gerente do programa.
Os militares já estão em negociações com “mais de três” países interessados em comprar o avião, que decola como um helicóptero e voa como um avião, segundo o coronel dos Fuzileiros Navais Greg Masiello, que administra o programa V-22, em 17 de junho durante uma conferência de imprensa com jornalistas no Paris Air Show.
“Eu não vejo nenhuma razão pela qual isso não aconteceria … 100 aviões acima das aeronaves estimadas para o programa”, disse ele.
Masiello estava se referindo a quantidade, além da compra planejada das forças armadas dos EUA de 458 Ospreys. Isso inclui 360 para o Corpo de Fuzileiros Navais, 50 para a Força Aérea e 48 para a Marinha, disse ele. Há 214 atualmente em operação na frota dos EUA, incluindo em países como o Afeganistão, disse ele.
A Marinha em 22 de junho selecionou uma joint venture da Textron Inc. ‘s Bell Helicopter e Boeing Co. para um contrato de 6.5 bilhões de dólares para a compra de 122 Ospreys. Isso inclui 92 para a Marinha e sete para a Força Aérea, com opções para 23 aeronaves adicionais. O acordo era esperado para intensificar o interesse dos compradores estrangeiros, e seria necessários para manter a linha de produção aberta para além de 2018.
Com base no nível de interesse de outros países, isso não deverá ser um problema.
Cerca de 15 países estão interessados em comprar ou realizar exercícios de treinamento com a aeronave, incluindo Israel, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Líbia, Índia, Cingapura, Austrália, Japão, França, Itália, Reino Unido, Brasil, Colômbia e Canadá , de acordo com um briefing no show.
O secretário de Defesa Chuck Hagel anunciou em abril, em Tel Aviv a primeira venda externa do Osprey, para as forças especiais israelenses. O número de aeronaves não foi especificado, mas acredita-se ser, no mínimo, cinco por US $ 70 milhões cada. O financiamento provavelmente vem dos mais de $ 3 bilhões os EUA dá a Israel anualmente em ajuda militar.
A velocidade e o alcance do V-22 coloca em uma classe própria, disse Masiello. Ele pode voar a mais de 800 milhas náuticas, aproximadamente a distância entre Washington, DC, e Detroit, em menos de quatro horas, disse ele.
No Afeganistão, em 2010, mais de 30 soldados da coalizão foram emboscados após seu CH-47 Chinook cair sob fogo inimigo, disse Masiello. Dois Ospreys de Kandahar foram enviados para resgatar as pessoas, voando centenas de quilômetros em mau tempo tão alto sobre montanhas de até 15.000 pés, disse ele.
“Você não pode fazer isso com qualquer aeronave”, disse ele.
O Osprey não tem um registro de segurança impecável. Mais de 30 fuzileiros navais e civis foram mortos em acidentes durante o desenvolvimento da aeronave. Alguns legisladores e funcionários do Departamento de Defesa procuraram, sem sucesso, cancelar o programa.
“Não é a mesma aeronave”, como era então, disse Masiello, quando perguntado se o seu desempenho passado está afetando as negociações com potenciais compradores. O avião foi redesenhado para incorporar sistemas hidráulicos redundantes e células de combustível auto-selantes, disse ele.
O Osprey voou desde 2010 mais missões, em média, a um custo menor, disse Masiello. O custo por hora de vôo em 2012 foi inferior a US $ 10.000, disse ele. O programa está agora no “pico de produção”, com o contratante projetando construir e entregar 40 aeronaves este ano, disse ele.
A encomenda adicional de Osprey pela Marinha é um “voto de confiança e, certamente, é ótimo” para potencial vendas adicionais internacionais, disse Chris Raymond, vice-presidente de desenvolvimento de negócios e estratégia de Defesa da Boeing, Space and Security Unit, em 16 junho durante entrevista com os repórteres no escritório de Paris da empresa antes do início do show aéreo.
FONTE: DOD/Military.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval