O dia 29 de Maio de 2013 foi um grande dia para a colaboração europeia e para a Itália. Um dos mais significativos objetivos do Programa FREMM foi alcançado.
Nas instalações da Fincantieri-Muggiano (La Spezia), a fragata italiana “Carlo BERGAMINI” foi aceita pela OCCAR e entregue à Marinha italiana. O navio – cuja concepção global foi iniciada em 2006 – é a primeira FREMM na configuração de Emprego Geral, aceita pela OCCAR no âmbito da cooperação franco-italiana.
O navio representa o estado da arte sob o ponto de vista tecnológico, projetado para atingir uma velocidade máxima de mais de 27 nós e com acomodações para até 200 pessoas (tripulação e acomodação adicional), além da concepção e do alto grau de flexibilidade para operar na maior parte dos cenários atuais complexos.
A cerimônia contou com a presença das mais altas autoridades governamentais e industriais, atestando a importância da aceitação do navio para o Estado Participante italiano e a Marinha italiana.
Esta grande conquista é o resultado de um trabalho árduo realizado em conjunto pela Occar, equipes da Marinha italiana e a indústria, que permitiu concluir com sucesso centenas de testes exigentes e recuperar completamente mais de um ano de atraso, nos últimos três anos, e a entrega do navio ao cliente três meses antes do cronograma contratual.
Este resultado é ainda mais extraordinário se for considerado que o navio foi alongado de 3,6 metros nos últimos quatro meses por conta de atividades de trabalho complexas e invasivas, o que garantirá mais recursos e flexibilidade para suportar operações de vôo com helicópteros maiores, como EH-101, em qualquer condição de mar.
A eficiência da plataforma em conjunto com o sistema de combate totalmente integrado e operacional e um apoio logístico operacional, faz o navio estar pronto para o uso pela Marinha italiana.
Este excelente resultado enfatiza a cooperação eficiente e eficaz estabelecida entre os principais atores envolvidos, Occar, os Estados participantes e a indústria.
FONTE: Defense-Aerospace
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Esta sim é uma belíssima escolta para a Marinha! Dizem que é melhor armada que as francesas, mas que venha qualquer uma porque ambas representariam enorme salto operacional.