Na quarta-feira a Índia realizou com sucesso um disparo de teste do míssil guiado de cruzeiro supersônico com alcance de 290Km BrahMos a partir da nova fragata da Marinha, INS Tarkash, ao largo da costa de Goa.
O míssil realizou uma manobra de alto nível do tipo ‘C’ seguindo a trajetória de vôo pré-determinado e atingiu com sucesso o alvo.
O míssil foi lançado a partir do navio de guerra de construção russa às 11:00 horas, disse o chefe da BrahMos Aerospace, Sivathanu Pillai.
“O lançamento foi realizado pela Marinha como parte do Teste de Aceitação (ATF) do navio”, disse ele.
O INS Tarkash, que é uma fragata da classe Talwar avançada, foi comissionada em 9 de Novembro do ano passado.
O navio de guerra, juntamente com outras duas fragatas da classe – INS Teg e INS Trikand, foram construídos como parte de um contrato de mais de Rs 8.000 crore assinado entre a Índia e a Rússia, em julho de 2006.
O INS Teg foi comissionado em 27 de Abril de 2012 e o comissionamento do INS Trikand é esperado para breve.
A suíte de armas de INS Tarkash incluem sistemas de mísseis terra-ar e superfície-superfície, cannhões de 100 mm de médio alcance, sistema de defesa de ponto, tubos de torpedos e foguetes anti-submarinos.
Todos os três navios serão equipados com 8 sistemas de mísseis de lançamento vertical BrahMos como a principal arma de ataque.
As novas fragatas de mísseis são projetados para realizar uma ampla gama de missões marítimas, principalmente a caça e destruição de grandes navios de superfície e submarinos.
Funcionários trabalhando com o BrahMos disse que a configuração de lançamento vertical do míssil supersônico aumenta as capacidades furtivas do navio, como os mísseis estando sob o convés e não expostos.
Desenvolvido em conjunto pela Índia e Rússia, o BrahMos é capaz de transportar uma ogiva convencional de 300 kg. O míssil pode voar a uma velocidade máxima de Mach 2,8 (ou 2,8 vezes a velocidade do som).
A Índia está preparando diversas versões do míssil, que incluem ataque terrestre, anti-navio e versões lançadas por submarinos.
FONTE: Indianexpress
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval