LIMA, 20 mai (RIA Novosti) – A Rússia e o Peru vão assinar um contrato para modernizar a frota de caças Mikoyan MiG-29 Fulcrum de Lima até o final de Maio, Konstantin Biryulin, vice-chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, disse na segunda-feira .
A Bielorússia vendeu cerca de vinte Mig-29 para o Peru em 1997. De acordo com defenseindustrydaily.com, o Peru assinou um contrato em 2008 para a UAC MiG da Rússia atualizar oito das aeronaves originais MiG-29S para o padrão MiG-29SMT. Esse trabalho foi concluído em 2012.
Biryulin não especificou qual a organização iria realizar a próxima atualização ou melhorias que incluiria, ou quantos aviões estão envolvidos.
A Rússia completou um upgrade de US $ 20 milhões no ano passado dos helicópteros de ataque de fabricação russa Mi-25 do Peru. A Força Aérea do Peru opera um total de 16 helicópteros Mi-25 e Mi-35P.
O Peru também está considerando a compra de 100 tanques T-90S, segundo declarou nesse Domingo a estatal russa Rosoboronexport. O Peru opera atualmente cerca de 300 obsoletos tanques T-55 de fabricação soviética, que Lima quer substituir pelo T-90S.
o T-90
O T-90S modificado é equipado com um motor à diesel de 1130-hp, blindagem reativa, um canhão principal de 125 mm capaz de disparar mísseis anti-tanque e novos sistemas de controle de fogo.
Rússia e Peru assinaram um acordo de cooperação técnico-militar em 2006.
FONTE: RIANOVOSTI
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Se o Peru modernizar todos os Mig-29 para o padrão SMT o chile e seus F-16 terão um rival de nível muito semelhante