De acordo com o boletim francês “TTU”, a empresa francesa Dassault Aviation iniciou negociações com a empresa russa “Corporação para Mísseis Táticos” sobre a possibilidade de integração de mísseis russos nos caças Dassault Rafale. Esta variante pode desempenhar um importante papel no contexto da venda de caças Rafale para a Índia.
A Força Aérea da Índia está armada com um grande número de mísseis de fabricação russa. São particularmente numerosos os mísseis ar-ar R-73 e RVV-AE e mísseis ar-superfície da série X-31(Kh-31).
Anteriormente, a empresa Dassault afirmou que o Rafale não foi selecionado por um número de clientes em potencial por causa do custo muito alto dos mísseis de produção francesa, que faz uma grande parte do componente para a compra de aviões de caça.
FONTE: Live Journal
Caso a França realmente queira exportar o Rafale, ela deve fazer as modificações necessárias, para que o Rafale possa operar todos os tipos de mísseis existentes no mercado internacional. Aliás este é o grande trunfo do Gripen : pode usar qualquer tipo de míssel.
Com mísseis russos le Jaca parece ficar mais interessante…