Chegou nesta sexta-feira (17), no Porto do Mucuripe, o Navio-Escola da Marinha peruana B.A.P. Villavisencio, que se encontra em viagem a Natal para realização de exercício combinado com a Marinha Brasileira em águas nacionais, denominado BRAPER-2013. A embarcação deve ficar atracado em Fortaleza até a próxima terça-feira (21).
O público interessado em conhecer a embarcação poderá realizar visita nos dias 18 e 19 de maio, entre 13h e 16h.
A viagem da embarcação tem como objetivo a instrução de cadetes peruanos, que recebem ao longo da travessia aulas de navegação, operações navais, cinemática naval, além da experiência e familiarização com os sistemas de armas e sensores do Navio. A tripulação do navio é formada por 23 Oficiais, 129 Técnicos e Praças, 86 Cadetes da Escola Naval e Cadetes convidados do Exército e Força Aérea.
Antes de chegar na Capital, o Navio-Escola – comandado pelo capitão-de-Mar-e-Guerra Juan Carlos Romaní Seminário – visitou os portos de Equador, Colômbia e Panamá. No Brasil, além de visitar o Porto do Mucuripe, a embarcação ainda vai embarcar noos Portos de Natal (RN) e de Belém (PA).
O BAP Villavisencio (FM-52) é a segunda de quatro fragatas da classes Carvajal encomendados pela Marinha do Peru , em 1973. Foi construído pelo estaleiro italiano Cantieri Navali Riuniti em seu estaleiro em Riva Trigoso, Genoa . Atrasos na construção do primeiro navio da classe, BAP Carvajal (FM-51), significou Villavisencio foi encomendado e colocada em serviço primeira.
O Villavisencio é nome dado em homenagem ao vice-almirante Manuel Villavisencio (1840-1925), que lutou na Guerra do Pacífico.
FONTE : diariodonordeste.globo.com/en.wikipedia.org
TADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval
Tenha em mente que o Peru está usando uma Fragata classe Lupo de sua Esquadra como NE, e não um navio especialmente dedicado para a tarefa, como o nosso “Brasil”.
Por isso o armamento em evidência.
Obrigado, Vinicius…
A opção brasileira por um navio projetado para instrução faz todo sentido… acredito que isso também diminua os custos de operação.
Grande abraço!
Alguém sabe explicar pq, ao contrário do navio escola peruano, o nosso U-27 não possui armamentos??
Alisson se vc buscar na internet, verá que o NE Brasil possui sim, 2 canhões de 40mm para instrução. A finalidade do NE Brasil é ser uma escola mas não a ponto de proporcionar o adestramento com armas full.
Depois que o guarda marinha é promovido, ai sim, ele terá os navios da esquadra para se aperfeiçoar.
Certo ou errado, é assim que funciona.
Obrigado, Padilha.
Realmente, não vi nas fotos do google, mas a informação está até no wikipedia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/NE_Brasil_(U-27)