O X-47B, Demonstrador de Combate Aéreo Não Tripulado da Marinha (UCAS-D), iniciou a realização de “touch and go” a bordo do porta-aviões USS George HW Bush (CVN 77), em 17 de maio.
Para o UCAS-D, isso representa o amadurecimento mais significativo do programa de tecnologia. A navegação relativa em relação ao navio e a precisão de pouso do X-47B, são elementos críticos de tecnologia para todas as futura aeronaves não tripuladas operadas de porta-aviões.
Don Blottenberger, gerente do Programa Adjunto do UCAS-D, comentou: “Este pouso, sujando de borracha a coberta de vôo, é extremamente gratificante para a equipe e é a culminação de anos de desenvolvimento de navegação relativa. Agora, nós estamos prontos para exibir as peças finais desta demonstração”.
No início da semana, a equipe de teste do UCAS-D e o CVN 77 trabalharam em conjunto para completarem com sucesso o primeiro lançamento de uma aeronave não tripulada de um porta-aviões, provando a importância da introdução de aeronaves não-tripuladas no já poderoso arsenal dos esquadrões.
“Estamos orgulhosos de fazer parte de um outro primeiro momento histórico para a Aviação Naval. O pouso foi spot-on e é impressionante testemunhar a evolução da Ala Aérea do porta-aviões”, disse o capitão Brian E. Luther, comandante do USS George H.W. Bush (CVN 77).
As várias operações de lançamento e pouso do X-47B no convés de vôo do George H.W. Bush significam eventos históricos para a saga da aviação naval. Estas demonstrações mostram a prontidão da Marinha para avançar com as operações da aviação não tripulada em porta-aviões.
O Capitão Jaime Engdahl, gerente de programa para Sistemas de Combate Aéreos Não Tripulados do escritório do programa, disse: “Quando operamos em um ambiente muito duro e dinâmico, precisamos de redes e links de comunicação que posuam grande integridade e confiabilidade para garantir o sucesso da missão e oferecer uma navegação precisa e o posicionamento do veículo não tripulado “.
“Hoje, demonstramos isso com o X-47B, e vamos continuar a demonstrar consistentes, confiáveis e repetitivos “touch-down” sobre um convés de vôo de porta-aviões em movimento”, continuou ele. “Esta tecnologia de navegação relativa de precisão é fundamental para garantir que os futuros sistemas não tripulados possam operar de nossos porta-aviões.”
O programa UCAS-D planeja conduzir pousos com enganchamentos em terra do X-47B na Naval Air Station (NAS) Patuxent River nos próximos meses, antes do enganchamento a ser realizado em porta-aviões, ao final de 2013.
O USS George H.W. Bush atualmente está realizando operações de treinamento no Oceano Atlântico, reforçando as capacidades da marinha de operar avançada e de combater na guerra.
FONTE: US Navy
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval