A fase de formação de piloto básico da aeronave A-29 Super Tucano foi concluída nesta segunda-feira (13), pelos aviadores do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). A atividade faz parte do processo de implantação do novo avião na Esquadrilha da Fumaça. Cada piloto realizou dez voos, divididos nas seguintes etapas: pré-solo, formatura com duas aeronaves, instrumento, noturno e navegação.
Vale ressaltar que o Esquadrão atingiu uma marca importante, pois foram realizadas, durante toda a fase, 90 decolagens sem nenhuma missão ter sido abortada, ou seja, todos os voos foram realizados com êxito. A marca representa a importância do trabalho dos Anjos da Guarda, graduados especialistas em manutenção das aeronaves, que garantiram a perfeita disponibilidade dos aviões.
O chefe da Seção de Material do EDA, responsável pela coordenação do trabalho dos Anjos da Guarda, Major Especialista em Aviões Márcio Aparecido Tonisso, destaca o trabalho da equipe. “Enfatizamos o comprometimento das equipes de manutenção e de apoio que contribuíram com a acessibilidade das aeronaves e com as condições seguras de voo por parte do material aeronáutico”. Ele também ressalta a importância dos elos da logística para a realização dos treinamentos, com destaque para o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA – LS) e sua Coordenadoria do Projeto A-29, nas soluções adotadas que otimizaram os serviços de manutenção.
Com o curso básico finalizado, a equipe de pilotos pode seguir em frente com as próximas fases da implantação operacional do A-29. Enfatizamos que, devido aos treinamentos ainda estarem ocorrendo, não há, ainda, uma previsão de retorno das demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.