O Navio-Patrulha (NPa) “Guanabara”, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), realizou, no dia 22 de abril, a apreensão do barco pesqueiro (B/P) “Milagre de Deus do Tucunduba”, nas proximidades do Cabo Cassiporé, na costa do Estado do Amapá, pelo descumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, uma vez que nenhum tripulante estava habilitado, e por suspeita de crime de descaminho.
A embarcação, um barco de pesca de 20 metros, adaptado para o transporte de carga, transportava grande quantidade de caixas de cigarros, bebidas alcóolicas, sacos de roupas e equipamentos eletro-eletrônicos no convés, coberto por lona e camuflado com redes de pesca, e no porão, grande quantidade de mercadorias que não pôde ser verificada no momento da apreensão por obstrução do acesso.
O Navio-Patrulha “Guanabara” escoltou e depois rebocou o B/P “Milagre de Deus do Tucunduba” até Belém (PA), tendo sido inspecionado em sua chegada, no dia 24 de abril, por agentes da Polícia Federal e da Receita Federal, a fim de verificar a legalidade da mercadoria e a situação dos tripulantes a bordo da embarcação.
Os tripulantes foram presos pela Polícia Federal e a mercadoria, que encheu quatro caminhões, foi apreendida pela Receita Federal. No total, foram apreendidos cerca de 700 caixas de cigarros, 65 fardos de roupas, 50 caixas de vodka, condicionadores de ar, assessórios automotivos e um motor marítimo.