Montevideo – Dando continuidade ao processo de definição de adquirir seu novo caça, a Força Aérea do Uruguai recebeu uma oferta vantajosa para a aquisição de aviões russos Su-30K direto de fábrica com todas as facilidades, tanto para a aquisição e para o posterior manutenção desta excelente aeronave.
Atualmente, a Força Aérea está na fase final para a decisão de qual avião será escolhido como novo caça, sendo até agora o também russo Yak-130, um dos favoritos, mas o fator econômico pode jogar contra este modelo .
Com a oferta do Su-30K abre-se uma nova porta, financeiramente muito mais favorável (oferta seria menor por unidade além de oferecer opções de financiamento amplas) que o Yak-130 e com uma aeronave muito mais capaz, porque o Yak-130 é um LIFT (Lead-in trainer ou treinador de combate avançado), enquanto o Su-30 é um caça puro-sangue, que colocaria a Força Aérea Uruguaia novamente no seleto grupo que possui aviões de caça modernos.
O Su-30 é um caça multifunção, de dois lugares, capaz de voar Mach 2, mais de 3.000 quilômetros de alcance, teto operacional de 17.000 metros, com doze estações para um total de oito toneladas de armas. A oferta inclui a possibilidade de modificar o plano de acordo com as especificações solicitadas pela Força Aérea Uruguaia.
FONTE: Infodefensa – G. Porfilio