Continuando com o nosso segmento Belas Imagens, dessa vez vamos homenagear um “garotão” que está completando 50 anos de sucesso:
O Dassault Falcon
Tudo começou com uma requisição para o desenvolvimento de uma aeronave a jato para transporte de 8 a 10 passageiros ou aeronave para uso em missões de Ligação para uso Militar que foi aprovado por Marcel Dassault em Dezembro de 1961.
No dia 4 de maio 1963, o primeiro vôo do Mystere 20 teve lugar no aeroporto de Bordeaux-Merignac.
Seguindo uma imensa história de sucessos que vai até hoje, aqui vão algumas curiosidades sobre essa família de Jatos que está em produção até hoje:
- As primeiras aeronaves foram encomendadas pela Pan American.
- Todas as aeronaves a serem entregues nos EUA são produzidas na França, mas o acabamento é feito nos EUA.
- Existem vários boatos que na verdade a aeronave que acertou o USS Stark com 2 Exocet foi um Falcon modificado para usar o radar do Mirage F1 (nunca confirmado) .
- Mais de 20 Países fazem (fizeram) uso da família Falcon militarmente em funções que vão de Transporte VIP até Guerra-Eletrônica, simulação de Ataques, passando por Busca e Salvamento e apoio a Guarda-Costeira.
50 anos depois, a Dassault marcou a ocasião com um evento comemorativo na França.
Três Falcons decolaram do aeroporto de Paris-Le Bourget na Quarta-feira 24 de abril: um 7X, 900LX e 2000. A 16 mil pés de altitude, sobre os céus acima sudoeste da França, os Falcons foram ‘interceptado’s por um Rafale C da Força Aérea Francesa, acompanhado por um L-39C privado. O renomado fotógrafo de aviação Katsuhiko Tokunaga capturou a formação a bordo do L-39C.
Seguem algumas fotos desse encontro.
Parabéns Falcon!
FONTE: Aviation Week / Defesa Aérea & Naval / Dassault
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval