Israel Aerospace Industries e Embraer podem cooperar no mercado de aeronaves de missões especiais, com as discussões em curso vindo da demanda em potencial para esse tipo de aeronaves no Brasil e em outros países da América Latina.
Qualquer passo para trabalhar em conjunto nesses programas aproveitaria a relação já existente entre essas empresas que é baseada na modernização dos A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil que contam com um radar da Elta Systems subsidiária da IAI, além da manutenção dos motores dessas aeronaves.
Nos últimos anos, a Elta aumentou a variedade de plataformas possíveis para os seus programas de aeronaves especiais, que abrangem plataformas para alerta aéreo antecipado (AEW), inteligência eletrônica, vigilância terrestre e patrulha marítima.
A empresa já instalou equipamentos AEW no Boeing 707, Gulfstream G550 e Ilyushin Il-76, e está oferecendo um para o C295 adaptado em colaboração com a Airbus Military. Seu mais recente sucesso em termos de encomendas foi um acordo de 2012 para fornecer duas plataformas AEW baseados G550 para a força aérea italiana.
Um acordo de parceria com a Bombardier está permitindo a Elta oferecer uma versão de patrulha marítima do Q400, e oferecer derivados de missões especiais para o Global 5000, como para tarefas de vigilância terrestre.
A Elta está prevendo um aumento na demanda por aeronaves de patrulha marítima, com muitos países fazendo maiores esforços para proteger suas zonas econômicas exclusivas. A empresa israelense também está oferecendo para se adaptar Boeing 737 usados para missões especiais.
Embraer já havia adaptado o seu avião EMB-145 para o uso como uma aeronave AEW e de reconhecimento.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval