“Será um divisor de águas para o MEU (Unidade Expedicionária dos Fuzileiros)”, dizem funcionários de alto escalão da Marinha.O Corpo de Fuzileiros Navais vai começar a testar uma nova configuração para o seu principal avião de transporte que os funcionários dizem que pode revolucionar o alcance de aviões de combate do Corpo ‘.
O MV-22 Osprey, que os Marines já utilizam como transporte de tropas de combate no Iraque e no Afeganistão, vai começar a ser testado na função de reabastecimento aéreo neste verão, segundo funcionários do Corpo de Fuzileiros Navais disseram ao US News. A fabricante Boeing já tem um kit que permitiria que as equipes do MV-22 adicionar tanques de combustível ao compartimento de carga do Osprey e extender uma mangueira para reabastecer outros aviões em pleno ar.
Se for aprovado, isso ajudaria a força de resposta rápida das Forças Armadas dos a EUA reagir a catástrofes em todo o mundo, de crises humanitárias a ataques contra instalações americanas, altos funcionários dizem.
Isso nos daria “várias opções” para a aviação do Corpo de Fuzileiros Navais para reabastecer seus aviões, como o jato de ataque F-35, diz o coronel Kevin Killea, que supervisiona os requisitos da aviação do Corpo de Fuzileiros Navais. O jato de combate furtivo de longo alcance conhecido como F-35B Lightning II teria o benefício de ser abastecido pelo MV-22, o que daria “mais autonomia para o Corpo de Fuzileiros Navais”.
“Com isso, eu não tenho que pedir a autorização de ninguém para usá-los. Seria ótimo contar com isso porque facilitaria o nosso planejamento e isso é sempre trás mais tranquilidade para as nossas operações”, diz Killea.
Os Comandantes das Unidades Expedicionárias dos Fuzileiros atualmente tem que enviar uma solicitação para o alto da cadeia de comando para poder contar com um avião-tanque para reabastecer seus jatos. Usando o MV-22 traria a responsabilidade em casa para o MEU (Unidade Expedicionária dos Fuzileiros) o que pouparia tempo e evitaria complicações.
A velocidade e alcance do MV-22 também permitem mantê-los acompanhando modernas aeronaves, como o F-35 furtivo. Esta nova capacidade poderia estender o alcance do JSF de 450 milhas para 600 milhas, segundo funcionários Marinha.
“O Corpo de Fuzileiros Navais é uma organização pequena. Qualquer coisa que aumente a sua flexibilidade logística aumenta a sua capacidade”, diz ele. “É uma boa indicação de como o V-22 está mudando as coisas para o Corpo de Fuzileiros Navais de maneiras que originalmente não esperavam.”
O V-22 Presidencial
E este não é a única novidade para a aeronave tilt-rotor. A unidade de Corpo de Fuzileiros Navais encarregado de transportar o Presidente recebeu o seu brilhante V-22 verde em meados de abril. O esquadrão HMX-1 vai usar essa aeronave para o transporte do pessoal de apoio, equipamentos e outros profissionais, como jornalistas que viajam com a comitiva do Presidente.
“Isso significa maturidade para a aeronave”, diz o Brig. General Matthew Glavy, assistente do Vice-comandante da Aeronáutica e ele próprio um ex-piloto do Esquadrão HMX Presidencial.
“É uma missão muito importante e ele hoje funciona muito na missão tática, aonde a velocidade é crítica”, diz ele. “O presidente sempre sai primeiro e chega por último, então você tem que vencê-lo sempre. É ótimo quando você tem uma aeronave que pode chegar à 270 nós.”
A cerimônia para apresentação deste Osprey terá lugar na Base da Marinha em Quantico Virginia 4 de maio.
Isso também acompanha a notícia de que os EUA vão vender um número indeterminado de V-22 para o exército israelense. Países como o Canadá e os Emirados Árabes Unidos também manifestaram interesse em adquirir Ospreys.
FONTE: US News
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval