A Eurocopter revelou um veículo pilotado opcionalmente (OPV), com base no Helicóptero leve EC145 que está em desenvolvimento desde setembro de 2011.
No entanto, Jean-Brice Dumont, diretor de tecnologia da Eurocopter, diz que só recentemente recebeu a permissão para realizar voos não tripulados com a aeronave.
As Missões foram realizadas com o OPV desde o início de Abril a partir da base aérea de Istres no sul da França. Receber a autorização para voar a aeronave em “espaço aéreo povoado” é um “grande passo de maturidade” para o conceito, acrescenta.
A capacidade de tornar a aeronave “opcionalmente pilotada” é alcançada ligando uma “caixa preta” desenvolvida pela Eurocopter ao sistema de aviônicos existente na aeronave.
Ela pode ser controlada a partir de uma estação terrestre ou, mais desejavelmente, voar autonomamente. “Embora haja uma estação terrestre sempre presente, as informações que ela passa para a aeronave são os perfis das missões”, diz Dumont.
A capacidade da aeronave de voar com o “máximo de autonomia”, apresenta um “elevado nível de interesse” para potenciais clientes, diz ele.
Estão previstas ambas as aplicações civis e militares para a tecnologia, embora segundo Dumont um cliente de lançamento será muito provavelmente um cliente militar.
Discussões sobre possíveis vendas estão em andamento, diz Dumont, com alguns clientes, incluindo a exigência de tecnologia, OPV como parte da ampliação das suas ofertas.
Ele afirma que uma OPV é mais atraente do que uma plataforma não-tripulada dedicada, pois oferece uma opção mais rentável.
A tecnologia OPV pode ser utilizada na maioria dos produtos da Eurocopter com modificações mínimas.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval