O SEA GRIPEN será uma solução ideal para países que procuram substituir, voltar a ter, ou começar uma nova frota de aviões de caça embarcados, como parte de sua estratégia de defesa naval. Um avião leve, compatível com as características operacionais e dimensionais de todos os porta-aviões, e seus elevadores, atualmente em uso em todo o mundo.
A SAAB está lançando o SEA GRIPEN – o seu caça embarcado de nova geração. Apresentando todos os recursos do Gripen E/F (Convencionado NG), ele será o avião de caça com tecnologia mais avançada da sua categoria. O Sea Gripen terá grande manobrabilidade e agilidade, alcance estendido, capacidade supercruise, um avançado sistema data-link possibilitando executar “Guerra Centrada em Redes”, e uma poderosa suíte de guerra eletrônica que poderá ser adaptada para atender aos requisitos específicos do seu usuário.
O SEA GRIPEN terá também capacidades superiores de fusão de sensores, radar SELEX Raven AESA, sensor de busca e acompanhamento infravermelho (IRST), e também uma arquitetura revolucionária de aviônicos, incluindo barramentos de dados ultrarrápidos e Ethernet. A plataforma oferece fácil integração de sistemas de armas avançados e com grande potencial de crescimento futuro.
O GRIPEN E/F já possui características de aviões navais, tais como, baixa velocidade de pouso, comandos de voo com excelente capacidade de arfagem e rolamento, capacidade de aproximação e pouso em grandes ângulos com alta razão de afundamento, além de uma estrutura reforçada.
PROJETADO PARA OS MARES
Projetado para operar a partir de porta-aviões CATOBAR (decolagem por catapulta e recuperação por arresto) e STOBAR (decolagem curta e recuperação por arresto – Sky Jump), o Sea Gripen terá os mesmos sensores, aviônicos, armamento e o motor GE 414G que o modelo GRIPEN NG. No entanto, a sua baixa necessidade de suporte logístico, alta disponibilidade e estrutura mais leve, vão torná-lo significativamente mais manutenível. Seu inventário de sobressalentes é muito reduzido, necessitando de pequena quantidade de pessoal para a sua manutenção e operação.
O SEA GRIPEN é de fácil manutenção – a troca de motor não requer auxílio de fonte de força externa e pode ser concluída em menos de uma hora. Com um custo da hora de voo operacional em torno de 4.700 dólares, o avião é uma escolha ideal para os requisitos navais. Sendo o mais eficiente caça de nova geração disponível hoje, o resistente SEA GRIPEN permitirá 30-40 anos de uso, dependendo dos níveis de voo impostos pela nação usuária.
PROTEJA SUAS ÁGUAS
A plataforma GRIPEN ultrapassa todos os requisitos operacionais de países ao redor do mundo. O caça pode operar em alta umidade e suportar o efeito corrosivo da ingestão de água marinha, devido à camada externa impermeabilizada da sua estrutura. A suíte EW do SEA GRIPEN, os recursos de furtividade e a fusão de sensores serão idênticos aos do GRIPEN E/F.
Equipado com 10 pontos duros para armamento, o Sea Gripen pode ser armado com mísseis ar-Superfície RB515 e mísseis Ar-Ar BVR Meteor. Todos os sistemas de arma padrões podem ser integrados e o canhão Mauser será mantido.
MENOR CUSTO – MAIOR EFEITO
O SEA GRIPEN vai se beneficiar de ter a mesma confiabilidade e as mesmas capacidades de manutenção e teste das versões já existentes do Gripen. isto significa ter menos falhas, indisponibilidade reduzida, menor tempo de manutenção, baixo custo de suporte ao longo do seu ciclo de vida, e no geral, uma maior disponibilidade para as nações operadoras.
O sistema de apoio logístico foi desenhado para otimizar todas as funções-chave, incluindo recursos de manutenção, treinamento e suprimento. Este sistema de apoio logístico é extremamente flexível e pode ser customizado para os requisitos específicos de cada cliente. Ele vai permitir reavaliar os conceitos de manutenção para operações embarcadas, permitido aos seus usuários reduzir custos e aumentar a disponibilidade.
FONTE: Saab
Padilha e Wiltgen, bom dia.
Eu não tenho a menor dúvida sobre a capacidade técnica da SAAB. Há excelentes exemplos e resultados comprovados há muitas décadas.
Minhas únicas restrições são às ações da área comercial e de marketing da empresa, que sempre apresenta posições exageradamente otimistas, no meu entender.
Aguardamos as reportagens.
Abraços,
Justin
Justin,
A Saab tem plena consciência de que desenvolver um caça naval não é com você escreveu ” tão fácil, tão simples, tão rápido, tão barato” e etc…, por isso ela foi buscar conhecimento no assunto e investiu em um programa audacioso, montando uma estrutura no Reino Unido composta por uma equipe de engenheiros e chefiada pelo Tony, Aviador Naval reformado da RN. Eu e o Padilha estivemos em Linköping e conhecemos no detalhe o projeto e mais, ensaiamos o Gripen D, com um Aviador Naval brasileiro da reserva, simulando as condições para pouso embarcado no NAe.
Em breve a matéria estará nas bancas na edição comemorativa de 30 anos da T&D e logo disponibilizada aqui no DAN também.
Abs,
Amigos, boa noite.
Tudo é apresentado como tão fácil, tão simples, tão rápido, tão barato, tão pequeno e tão superior…
Quem não entende do assunto até acredita e sonha. Isso é um problema.
Abraços,
Justin
Oi Justin.
Esse release da Saab, como o próprio nome diz, é condensado.
Aguarde os artigos do DAN que publicaremos assim que possível, você poderá ler o que o aviador naval que levamos a Suécia, disse após o ensaio que fez no Gripen.
Falta pouco.
abs
Padilha