O mais recente navio de guerra americano litoral trimarã de tecnologia “stealth”, USS Coronado (LCS-4), pegou fogo durante testes de acordo com noticiário Defesa,e 12 de abril último.
Estava planejado coloca-lo em serviço na primavera de 2013, mas o incêndio pode desferir um golpe sério em todo o programa LCS, lançado no governo do presidente George W. Bush.
O incêndio ocorreu duas vezes durante os testes de mar quando as máquinas estavam a toda a velocidade, e o material de isolamento pegou fogo no tubo de escape de diesel. O fogo foi extinto, mas depois reapareceu, e o navio teve que retornar ao porto. Ninguém ficou ferido.
USS Coronado é o segundo navio da classe Independência (LCS-2), desenvolvido pela General Dynamics. Ele é um navio de alta velocidade com casco trimaran, totalmente feito de alumínio, com comprimento de 127 metros, um deslocamento de 2600 toneladas e uma velocidade máxima de 50 nós. O primeiro navio da série foi lançado em 2006. Ele é projetado para patrulhas costeiras, ameaças anti-submarino e terroristas. No projeto do Independência, foram colocadas tecnologias do futuro destróier da classe Zumwalt, onde o projeto prioriza a automação do navio minimizando a tripulação.
O programa LSC-2 tem sido repetidamente criticado por excesso de gastos elevados. Assim, em 2008, o The New York Times escreveu que o projeto foi um exemplo claro de “como não construir um navio de guerra.” Em 2007, a execução dos programas LCS chegou a ser paralisado por causa de problemas de design com o Independência e o outro navio da Lockheed Martin USS Freedom (LSC-1).
Apesar do grande número de deficiências, em 2010, a Marinha dos EUA fez o Congresso financiar os LSC-1 e LSC-2. Embora não relatado, o incidente afetará os testes e a retenção do orçamento de produção destes navios, o valor de cada um dos quais, de acordo com o The Times, será de 700 milhões de dólares, 3,5 vezes mais do que o inicialmente calculado no Pentágono.
No momento, somente o USS Independence (LCS-2), será adotado pela Marinha dos EUA, o USS Coronado, foi lançado em janeiro de 2012 e está sendo testado, relata-se que o estaleiro Austal EUA recebeu ordem para construir 12 navios desta classe.
FONTE: Diário da Rússia
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval