A Elettronica S.p.A. é uma empresa européia líder na concepção, desenvolvimento e fabricação de sistemas e equipamentos de defesa eletrônica.
Seus sistemas equiparam numerosas plataformas aéreas, navais e terrestres, de Forças Armadas nacionais e internacionais. Isto é principalmente devido à capacidade da empresa em desenvolver estratégias e técnicas específicas para a produção de seus equipamentos, tendo como objetivo primário a obtenção da excelência. Uma capacidade inata para captar as expectativas dos clientes e quase antecipar suas necessidades, um comprometimento total com o negócio principal da empresa e o esforço contínuo para manter um capital social de propriedade privada são as qualidades únicas que distinguem a empresa Elettronica S.p.A. desde o início de suas atividades no cenário internacional.
A Elettronica S.p.A., fortemente projetada para o futuro, responde aos novos desafios participando ativamente dos projetos de defesa europeus e internacionais. Este tipo de abordagem aos novos mercados tem testemunhado a adoção de um modelo de negócios inovador, que estende a sua influência bem além das fronteiras nacionais (área sobre a qual a empresa pode reivindicar um conhecimento profundamente enraizado), orientando-se à implementação de colaborações internacionais e à criação de empresas locais no países de interesse. O Brasil, entre outros, sempre se destacou como um mercado importante para as atividades da Elettronica S.p.A., onde sua tecnologia de última geração é particularmente apreciada (desde os anos oitenta), após a empresa participar do projeto ítalo-brasileiro de desenvolvimento conjunto do bem-sucedido programa de combate AMX, fornecendo o seu sistema RWR.
Ao interno dos complexos e dinâmicos cenários operacionais concernentes o setor aviônico, as questões-chave são o rápido reconhecimento da ameaça e a elaboração de uma resposta ficaz. A única solução viável é um alto nível de integração dos subsistemas passivo (RWR/MAGE) e ativo (CME a bordo/fora de bordo) na mesma plataforma. Esta abordagem ao projeto permite a partilha de recursos comuns, a fim de minimizar o consumo de energia e volumes, bem como otimizar a eficácia da resposta do sistema. Um sistema com estas características é também conhecido como um “sistema de guerra eletrônica totalmente integrado”: Virgilius, nosso sistema.
No que diz respeito às nossas capacidades navais, estas têm sua origem baseada em uma ampla experiência em lidar com modernos cenários navais, que incluem ambientes costeiros e que apresentam alta densidade de sinais, típico da ampla utilização de dispositivos e sensores eletrônicos, em conjunto com sistemas de armamento altamente letais que podem epresentar uma grave ameaça para as plataformas navais de superfície. Tudo isso exige um sistema de MAGE concebido internamente e baseado em uma abordagem ao projeto modular que permite uma configuração ótima e a adaptação às diferentes classes de navios individuais.
Elettronica S.p.A. participará à 9ª Edição da Feira Internacional de Defesa e Segurança da América Latina, ao interno do Pavilhão Italiano, Pavilhão 4 – Estande F26.
Para além de ilustrar as capacidades da empresa, o estande da Elettronica S.p.A. na feira LAAD irá exibir uma série de modelos que mostram as vantagens da implementação das mais avançadas tecnologias desenvolvidas pela própria empresa e diretamente aplicadas a seus produtos, tais como unidades de estado-sólido, antenas phased array, componentes de micro-ondas personalizados, montagem de receptores digitais. Mais especificamente, os seguintes modelos estarão em exposição:
Virgilius:
É um completo ponto de ruptura na arquitetura tradicional dos sistemas MAGE – CME, tomando todas as vantagens possíveis da tecnologia de última geração, explorando a técnica de processamento de sinais e componentes COTS para fornecer um produto superior integrado.
Virgilius é um sistema aviônico de guerra eletrônica avançado, totalmente integrado, adequado para qualquer operação ar-ar e ar-superfície. Foi concebido para realizar a detecção, classificação, identificação de emissores e combater uma ampla variedade de ameaças, com a inclusão de:
artilharia anti-aérea (AAA) controlada por radar, mísseis superfície-ar (SAM), mísseis ar-ar (AAM), alerta antecipado, busca e rastreio de modernos radares multifuncionais. De peso leve e volume reduzido, graças ao altíssimo nível de integração funcional, permite uma instalação mais simples e proporciona plena compatibilidade com as exigências dos helicópteros de combate e dos aviões de combate (caças), atuais e futuros, responsáveis pelas missões de estabelecimento e manutenção da supremacia aérea. A mesma arquitetura integrada fornecida para os sistemas aéreos pode ser fornecida para as plataformas navais. De peso leve e volume reduzido, graças ao nível de integração altamente funcional, permite uma instalação mais simples mesmo em navios de pequenas dimensões ou pilotados remotamente. A abordagem ao projeto modular permite adequar a solução proposta às necessidades específicas do cliente/usuário final e também sua exploração para plataformas terrestres fixas ou moveis.
ELT/333:
Os requisitos dos cenários atuais, em constante mudança, exigem sistemas de contramedidas (CME) altamente avançados e perfeitamente adaptados às restrições de instalação, até mesmo das unidades navais de pequeno porte, e capazes de assegurar ao mesmo tempo um padrão de alto desempenho. A versão naval do sistema ELT/333 é uma solução desenvolvida para aplicações que requerem altos valores de Potência Efetiva Irradiada (ERP) em pequenas plataformas, como corvetas ou embarcações de patrulha. Para este fim, a Elettronica S.p.A. desenvolveu uma configuração ativa e avançada de conjunto de antenas “phased array” para fornecer a Potência Efetiva Irradiada (ERP) solicitada através de um número limitado de módulos transmissores e receptores, de modo a minimizar os requisitos mecânicos em termos de massa, dimensões e consumo de energia, facilitando ademais as operações de instalação.
ELT/568:
É um casulo de contramedidas eletrônica aviônico, de estado sólido, para auto e mútua proteção. Baseado em uma arquitetura de sistema avançada e incorporando componentes de alta tecnologia próprios, o ELT/568 representa a solução mais avançada e eficaz em resposta às exigências modernas e desafiadoras dos clientes. O desempenho inigualável dos equipamentos de acompanhamento/interferência e suporte provém de seu projeto de sistema altamente avançado, baseado em tecnologias digitais e de estado sólido (DRFM, receptores digitais, módulos RX/TX) e no conjunto de antenas phased array, proporcionando rápidas orientações do feixe que é varrido eletronicamente e elevada Potência Efetiva Irradiada (ERP). Esta abordagem ao projeto representa a única solução eficaz para as necessidades rígidas dos ambientes modernos sob ameaça, onde a rápida interceptação dos emissores, a identificação em tempo real e a adoção de medidas defensivas e ataque eletrônico constituem recursos vitais para o sucesso da missão. O casulo é projetado para ser utilizado na parte central da plataforma, de modo a fornecer uma cobertura a 360 graus. Autoventilado e totalmente automático, o casulo de interferência é essencialmente um equipamento autônomo que substitui, durante as missões, o conjunto de aplicativos interno de auto-proteção da plataforma. Também as suas dimensões e massa reduzidas o tornam adequado para uma grande variedade de plataformas.
Hoje em dia, a Elettronica S.p.A. deseja consolidar sua parceria com as Forças Armadas da América do Sul (através da participação e envolvimento nos principais programas de modernização da Defesa) e reforçar a sua presença na área promovendo ações de cooperação com as indústrias do setor e compartilhar o seu conhecimento e experiência através da realização de um pacote excepcional de atividades de transferência de tecnologia no domínio eletrônico, com o objetivo principal de transferir capacidades de guerra eletrônica (EW) e inovação para a região.
FONTE: Elettronica S.p.A.