Brasília (DF) – O ano novo começa com uma grande novidade para as jovens brasileiras que sempre sonharam em fazer parte das Forças Armadas como soldados. Em 1º de janeiro de 2025, terá início o alistamento voluntário para o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF). O recrutamento é exclusivo para as mulheres nascidas no ano de 2007 e vai até o dia 30 de junho de 2025 na página eletrônica www.alistamento.eb.mil.br/alistamento-feminino ou, presencialmente, nas Juntas de Serviço Militar, sendo possível servir na Marinha, Exército ou Aeronáutica.
Inicialmente, o SMIF estará disponível em 29 municípios de 14 Unidades Federativas, com 1500 vagas destinadas às mulheres para incorporação em 2026. A relação completa de municípios com vagas abertas para o alistamento feminino pode ser verificada no Plano Geral de Convocação, que regula as condições de alistamento, seleção e incorporação nas Forças Armadas: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/servico-militar/plano-geral-de-convocacao-1/arquivos/copy_of_SITEMD_PGCSMIF2026.pdf
A expectativa é pelo aumento progressivo de vagas, à medida que mais organizações militares se prepararem para a incorporação de mulheres. As candidatas passarão por uma seleção que inclui entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. Elas também escolherão a Força que desejam integrar, levando em conta suas aptidões e a disponibilidade de vagas.
As mulheres serão incorporadas na Marinha como marinheiros-recrutas; no Exército, como soldados; ou na Força Aérea, como soldados de segunda-classe. O serviço tem a duração de aproximadamente 12 meses, prorrogáveis anualmente, podendo chegar a até oito anos, caso haja interesse mútuo. Durante o serviço, elas terão acesso a benefícios semelhantes aos dos homens, como remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria, além da licença-maternidade.
Direitos e deveres
Após a incorporação, as mulheres terão os mesmos direitos e deveres, incluindo a realização de cursos de capacitação profissional em diversas áreas, promovidos pelo Projeto Soldado Cidadão. O treinamento físico também será equivalente ao dos homens, com critérios específicos para cada Força.
Concluído o período na ativa, essas mulheres receberão o Certificado de Reservista e a Certidão de Tempo de Serviço. Na reserva, elas realizarão o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), por cinco anos após o licenciamento, com o objetivo de manter atualizado o banco de dados dos reservistas. Em caso de mobilização, elas poderão ser convocadas, assim como os homens, conforme regulamentado pela Lei do Serviço Militar e os decretos pertinentes.
As Forças Armadas possuem cerca de 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. As mulheres já podiam ingressar nas Forças Armadas como oficiais ou sargentos de carreira, mediante aprovação em concurso público. Também há a possibilidade das mulheres serem selecionadas como oficiais e sargentos temporárias (servindo por até oito anos), por meio de seleção conduzida pelas Regiões Militares. Com o alistamento voluntário, as mulheres passam a ter acesso a essa nova possibilidade de servir ao País, agora como soldados.
FONTE: CCOMSEx
Nossa! Agora sim as FA ficaram modernas, eficientes e eficazes em defender a soberania do Baninil. Típico, não tem solução para acabar com as mazelas da casta militar e vem com isso. Só quem já passou por algum treinamento sabe os problemas que se tem, mas deixa pra lá, o que importa e se sentir bem.
Respeitando os Demais , mas a Discussão deveria ser sobre a Falta de Comprometimento do Governo Federal com as Verbas cortadas e a Negligência com as Fronteiras do Brasil.
Viva o Bananil
Gostaria de saber o por quê da insistência nessa camuflagem facial inútil que nenhuma outra força militar no mundo usa mais…
Nao é inutil. So está mal feita. Entre no mato e tu veras como uma bem feita é eficaz.
Nao se faz camuflagem com traços retos. Isso ai vem de verem tv demais ( filme comando para natar)
Serviço militar tinha que deixar de existir. Dezenas de milhares de pessoas pintando árvore e meio fios. As forças armadas deveriam ser mto menores e profissionais.
Prezado Shiryu
O Serviço Militar capacita milhares de jovens todo ano por meio do Projeto Soldado Cidadão, por exemplo, normalmente em conjunto com o sistema S.
Além disso, mantém a continuidade de “abastecimento” de RH pro Efetivo Profissional.
Pintar meio fio é excelente para que saibam onde pode ou não estacionar, como nas vias públicas. E faxina não é vergonha, inclusive ocorre em absolutamente todos os exercícios do mundo.
Pra saber, de uma média de 87 horas semanais de trabalho, 6 são dedicadas a manutenção das instalações e dos meios.
Uhm, deve ser então por isso que temos as FA mais eficazes e o menor número de homicídio do mundo: graças ao programa Soldado Cidadão que acabou com o recrutamento de jovens pelo tráfico. Brilhante! Como não pensaram nisso antes! SQN!
Desculpe
Não entendi….
Temos esse número de homicídios, por causa de militares que serviram?
A única informação que tenho, e bem sólida, é que a inserção no mercado de trabalho de militares temporários dando baixa aumentou bastante.
Esse sua colocação, olha…..
Não cabe as FA a função de escolas de qualidade. Cada um no seu quadrado. Deveríamos ter escolas que preparacem os jovens. Temos um sistema educacional péssimo onde bandidos tem acesso às salas de aula em escolas públicas aliciando os jovens! As FA tem que fazer de tudo, logo não consegue fazer nada bem, mas como aqui nessa país é uma bagunça mesmo, deixa pra lá.
Será que essa incorporação delas teve trâmite no Congresso, ou é política de governo? Boa sorte a elas!
Visita do ministro da defesa José Múcio ao Chile em 9 de abril de 2024, aqui um pequeno trecho de um dos temas tratados entre as nações..
As autoridades discutiram, ainda, sobre o serviço miltar voluntário para mulheres. A Ministra chilena incentivou o tema, uma vez que o exército local conta com um percentual elevado de 21% de soldados mulheres. Ainda foram debatidos assuntos como paz e segurança, indústria de defesa e investimentos na Antártica, onde os dois países possuem base.
https://www.gov.br/defesa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/em-santiago-ministros-da-defesa-do-brasil-e-chile-assinam-cooperacao-na-area-de-satelites