A Saab assinou um contrato com a Administração Sueca de Materiais de Defesa em relação à modernização da capacidade de mísseis antinavio costeiro da Suécia. O valor total do pedido é de SEK 800 milhões e as entregas começarão em 2026. A maior parte da entrada do pedido foi reservada no terceiro trimestre de 2024.
O contrato inclui o míssil anti-navio RBS15 Mk3 da Saab integrado em um módulo lançador instalado em um caminhão. A Suécia atualmente usa o antecessor RBS15 Mk2. A capacidade de mísseis anti-navio costeiro foi reintroduzida nas Forças Armadas da Suécia em 2016 e agora será complementada com RBS15 Mk3 em novas plataformas de lançamento.
A Suécia receberá um aumento significativo de capacidade com um míssil anti-navio com um buscador de alvos mais avançado, maior alcance e uma ogiva maior. O RBS15 é desenvolvido especificamente para o ambiente complexo e as condições climáticas adversas do Mar Báltico, diz Görgen Johansson, chefe da área de negócios da Saab Dynamics.
O RBS15 Mk3 tem um alcance de mais de 200 km, pode ser lançado a partir de navios e caminhões e é usado principalmente contra alvos navais. O sistema é desenvolvido e produzido pela Saab e seu parceiro alemão Diehl Defence.
TRADUÇÃO E: DAN
Pois é, e a gente vai de MANSUP, um MM38 de 40 anos atrás “modernizado”, com alcance de 70 km, tá perfeito, é isso aí mesmo…
Vc s0 c0nsegu€ escrever 4snei4s!!!! Impressionante