FORT WORTH, Texas , 21 de novembro de 2024 – O Governo da Romênia confirmou hoje sua intenção de adquirir 32 caças Lockheed Martin F-35 Lightning II de 5ª geração assinando uma Letter of Offer and Acceptance (LOA) por meio do Foreign Military Sale (FMS) do governo dos EUA. Esta decisão é um marco significativo na estratégia de defesa da Romênia e seu compromisso em manter uma força militar robusta e avançada.
“Estamos felizes em dar as boas-vindas à Romênia no programa F-35”, disse o Tenente-General Mike Schmidt , diretor executivo do programa do F-35 Joint Program Office. “A integração da aeronave F-35 Lightning II na Força Aérea Romena fortalecerá significativamente as capacidades de dissuasão da OTAN, fornecendo vantagens estratégicas, operacionais e táticas inigualáveis. O F-35 Joint Program Office está dedicado a continuar um forte relacionamento com a Romênia , garantindo uma transição bem-sucedida e fornecendo suporte abrangente para seus pilotos e mantenedores à medida que avançamos juntos neste grande esforço.”
O F-35 desempenha um papel crucial na 21st Century Security® ao dissuadir ameaças e interromper os planos dos adversários. Por sua própria presença, o F-35 aumenta a segurança das nações que o operam e protege a liberdade ao redor do mundo.
“Por quase 30 anos, a Romênia e a Lockheed Martin têm sido parceiras de defesa e segurança”, disse Bridget Lauderdale , vice-presidente e gerente geral do Programa F-35 Lightning II da Lockheed Martin. “A aquisição do F-35 fortalece ainda mais a segurança nacional e a capacidade de dissuasão da Romênia .”
“A crescente presença do F-35 na Europa demonstra a dissuasão baseada em alianças e está estabelecendo a base para a capacidade de poder aéreo de próxima geração da OTAN e das nações aliadas”, disse Mara Motherway , vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Lockheed Martin.
O F-35 oferece a solução mais econômica para a Romênia, combinando capacidade operacional sem precedentes com uma rede de sustentação global acessível e eficiente. Esta parceria promete avanços tecnológicos, reforçando a posição da Romênia no cenário de defesa global. Também representa um salto significativo na tecnologia de defesa e colaboração internacional.
O F-35 da Força Aérea da Romênia se integrarão perfeitamente às frotas F-16 existentes, aprimorando as capacidades únicas e poderosas de cada aeronave e estabelecendo um perfil de defesa fortificado. No ano passado, a Lockheed Martin e os governos da Romênia e da Holanda estabeleceram o Centro Europeu de Treinamento F-16 (EFTC) na Romênia. As parcerias em vigor no EFTC oferecem treinamento personalizado em um ritmo acelerado, garantindo que os pilotos romenos estejam totalmente preparados para executar suas missões com segurança e eficácia.
Até o momento, 20 clientes globais escolheram o F-35 por suas capacidades avançadas e conectadas para fortalecer a 21st Century Security®, aprimorar parcerias globais e impulsionar o crescimento econômico.
Mais de 1.000 F-35 estão atualmente operacionais em todo o mundo, gerando mais de 940.000 horas de voo. O F-35 opera em 33 bases em todo o mundo, incluindo 10 nações que operam em solo nacional.
FONTE: Lockheed Martin
E o Brasil querendo comprar Tejas….
E comprar KC-390 que é bom nada
O que tem a ver uma coisa com outra?
absolutamente nada… só um comentário…