A empresa de defesa e segurança Saab tomou a decisão estratégica de encontrar empresas suíças para desenvolver, produzir e montar os principais componentes do Gripen E, incluindo a fuselagem traseira. Mais de 35% do trabalho será colocado nas regiões de língua francesa e italiana. Isto irá criar um volume de negócios para a indústria suíça de aproximadamente 200 milhões de francos suíços (US$ 210 milhões) e mais de 500.000 horas-homem trabalhadas.
A decisão de aumentar a base de fornecedores do Gripen E na Suíça, é um passo industrial importante para a Saab, que é a participação Suíça no programa (SIP – Swiss Industrial Participation). Isto demonstra a disposição da empresa e o compromisso em entregar grandes pacotes para o Gripen E e os resultados de um diálogo contínuo com a armasuisse, Swissmem, GRPM (Groupe Romande Pour le Material de Défense et de Sécurité) e o Swiss Gripen Group (SGG Direct Industrial Participation).
As principais áreas de foco de trabalho para a indústria suíça será o desenvolvimento, produção e montagem de cinco itens principais do Gripen E:
- Fuselagem traseira;
- Estações de armas (pilones);
- Cone de cauda;
- Freios aerodinâmicos, e
- Tanques externos alijáveis de combustíveis.
Estes pacotes iniciais representam mais de 500 mil horas-homens de trabalho e negócios e um volume de 200 milhões de francos suíços estão relacionados com os 60 Gripen E, encomendados pela Suécia, e os 22 caças Gripen E que podem ser encomendados pela Suíça. A Saab procura parceiros para atuar a longo prazo no programa Gripen.
“Estamos atualmente em discussões com empresas suíças, incluindo as pequenas e médias empresas, em todas as regiões da Suíça que podem se envolver neste grande projeto”, disse Lennart Sindahl, Chefe da Área de Negócios de Aeronáutica da Saab, acrescentando: “Estamos à procura de empresas com competências avançadas e forte competitividade que possam ser nossos parceiros a longo prazo e rapidamente selar o seu envolvimento no programa”.
Potencial futuro do envolvimento suíço
Como fornecedor e parceiro do Gripen E, a participação da indústria suíça não se limita somente ao avião sueco e o potencial pedido suíço, mas também inclui os pedidos de Gripen E futuros.
As empresas suíças parceiras terão total acesso à tecnologia envolvida no pacote de trabalho. A transferência de conhecimento irá fornecer capacidade e competência às empresas, para competirem por grandes encomendas por parte de outros fabricantes de aviões, tanto no setor civil quanto no de defesa.
Programa da Saab na Participação industrial suíço
Em linha com a política de offset (Compensação Comercial) da armasuisse, a Saab está comprometida em entregar a distribuição regional da SIP, com 5% na região de língua italiana, 30% na região de língua francesa e 65% na Suíça alemã. A Saab tem o compromisso de entregar 100% do valor no negócio ao SIP, pelo contrato do Gripen. Até o final de 2012, a Saab e seus parceiros haviam entregues cerca de 250 milhões de francos em negócios, com mais de 100 empresas suíças.
FONTE: SAAB
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval