No início da tarde desta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA) apresentaram uma intercorrência durante um voo de formatura. A tripulação era composta por um instrutor de voo na aeronave do Líder e uma cadete na aeronave de Ala. Por precaução, foi declarada emergência, e a aeronave do Líder prosseguiu para um pouso de emergência na AFA, enquanto a aeronave de Ala foi acompanhada por outra aeronave com instrutor de voo.
Diante das circunstâncias, foi tomada a decisão de realizar uma ejeção controlada, conforme os manuais e normas de operação da aeronave. A ejeção foi bem-sucedida, e a cadete já se encontra no Grupo de Saúde de Pirassununga, dentro da AFA. Ela está em bom estado de saúde e passa por exames complementares e acompanhamento médico.
A Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da AFA está conduzindo as ações iniciais de investigação, em conformidade com as normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), para identificar possíveis fatores contribuintes desta ocorrência.
Atenciosamente,
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Eu voei o T-25 há mais de 30 anos e, na época, esses aviões já eram muito antigos. Algumas aeronaves eram melhores do que outras. Algumas apresentavam defeitos nos botões de comando do manche, que nunca eram consertados. O T-27 ainda era uma aeronave “nova”. O problema é que muitos dos acidentes que ocorreram nos últimos 14 anos (total de 6, com 9 mortes) na AFA são decorrentes do sucateamento da frota. A maioria dos acidentes ocorreu com oficiais, não com cadetes. Isso significa que não faltou perícia, mas a aeronave não é mais segura. Já faz décadas que a renovação precisa ser feita.
Sera que esse tanto e acidente que anda ocorrendo com a fab tem relação com a falta de verba, sera que isso anda diminuindo a disponilidade de manutenção das aeronaves?
Incidente?!
Realmente, incidente é o quase acidente neste caso e muitos outros é acidente….
Obviamente que não sabemos o que causou isto, mas colisão em vôo de formatura é de lascar…
Quem paga pelo Estrago ?
Alguém se Responsabiliza ?
Ninguém se responsabiliza por acidente de avião de mais de 50 anos! Teu presidente deveria tomar vergonha e atualizar esses aviões. Daqui a pouco até mala caindo de avião da TAM derruba nossas poderosas aeronaves de guerra!
O seu presidente , .
Cadê o instrutor , ?
cadê o Responsável ?
Vamos investigar e alguém tem que pagar o estrago .
Alguém tem que ndenizar a F.A.B. ,
Nada é de Graça